AB Inbev vende sua unidade australiana para a Asahi por US$ 11,3 bilhões

Uma semana depois de desistir de um IPO planejado de suas operações na Ásia-Pacífico, a Anheuser-Busch InBev anunciou na sexta passada um acordo de US $ 11,3 bilhões para vender sua subsidiária australiana, a Carlton & United Breweries, ao Asahi Group Holdings.

Depois de ter cancelado o IPO de seus negócios asiáticos na semana passada devido às “condições de mercado prevalecentes” a AB InBev anunciou na última sexta-feira (19/07) a venda de sua subsidiária australiana Carlton & United Breweries ( CUB ) para a Asahi Group Holdings . O preço de compra é de USD 11,3 bilhões no valor da empresa, o que é um múltiplo implícito de 14,9 vezes o EBITDA normalizado do ano passado. A Asahi poderá continuar a vender as marcas globais e internacionais da AB InBev na Austrália.

A Asahi Group Holdings, empresa controladora da Asahi Breweries , pretende impulsionar os negócios no exterior do grupo para compensar a queda da demanda no mercado doméstico por meio da maior aquisição da história da empresa.

Por outro lado, o acordo ajuda a reduzir as dívidas em massa da AB InBev de mais de US $ 100 bilhões, o que decorre principalmente da bem-sucedida aquisição da rival SABMiller em 2016. A CUB, juntamente com suas marcas icônicas como Victoria Bitter ( VB ), Carlton Draft , Foster’s e Pure Blonde, foi uma das cervejarias que a AB InBev adquiriu da SABMiller na época.

A mudança é consistente com a estratégia da AB InBev de investir em mercados em crescimento e para alienar negócios em mercados maduros. Em 11 de outubro de 2016, a AB InBev anunciou a venda da antiga empresa da Europa Ocidental SABMillers, incluindo as famílias de marcas Peroni , Grolsch e Meantime e empresas associadas na Itália, Holanda e Reino Unido para a Asahi por EUR 2,55 bilhões (USD 2,9 bilhões). Isso representou um múltiplo estimado de 21,5 vezes o EBITA das marcas, o que contrastou o múltiplo de 17,1 vezes o EBITDA que a AB InBev pagou pela SABMiller.

Logo depois, Asahi também comprou os antigos negócios da Europa Oriental da SABMiller, incluindo marcas e cervejarias como Pilsner Urquell (República Tcheca), Tyskie e Lech(Polônia), Dreher (Hungria), Ursus (Romênia) e Topvar (Eslováquia) por EUR 7,3 bilhões (USD 7,8 bn). Este foi um múltiplo de 14,8 vezes EBITDA.

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AB Inbev se redireciona e Asahi cresce internacionalmente

Além dessa transação, a AB InBev ainda pretende vender parte de seus negócios asiáticos em um IPO parcial. “A AB InBev continua acreditando na lógica estratégica de uma oferta potencial de uma participação minoritária da Budweiser Brewing Company APAC Limited, excluindo a Austrália, desde que possa ser concluída com a avaliação correta”, disse a empresa em um relatório de hoje. comunicado na imprensa.

Carlos Brito , diretor executivo da AB InBev, foi citado como tendo dito: “Continuamos a ver um grande potencial para os nossos negócios na APAC e a região continua sendo um motor de crescimento dentro de nossa empresa. Com nosso portfólio incomparável de marcas, fortes planos comerciais e pessoas talentosas, estamos em uma posição única para capturar oportunidades de crescimento em toda a região da APAC. ”

De acordo com a AB InBev, a Asahi comprometeu o financiamento no local e a transação está sujeita às condições habituais de fechamento, incluindo, mas não se limitando a, aprovações regulatórias na Austrália. A transação deverá ser concluída até o primeiro trimestre de 2020.

“A transação proposta aumentará o EBITDA do negócio australiano da Asahi para cerca de USD 0,93bn, criando um terceiro pilar ao lado dos negócios japoneses com EBITDA de USD 1,85 bilhão e o negócio europeu com cerca de USD 0.93bi EBITDA ”, declarou a Asahi em um comunicado.

A lógica da Asahi para a transação proposta é de um lado o portfólio de marcas da CUB com “uma gama de marcas muito amadas, como Carlton e Great Northern, que são líderes na Austrália, além de capacidades superiores de marketing e desenvolvimento de produtos”, disse a empresa.

Em terceiro lugar, “a Austrália é um mercado atraente que desfruta de crescimento econômico sustentável. A Asahi já participa das categorias australianas de cerveja e cidra (com marcas premium globais, como Asahi Super Dry , Peroni e Pilsner Urquell ) e da categoria de bebidas não alcoólicas, tendo realizado várias aquisições de refrigerantes desde 2009. Além disso, esperamos adquirir a ampla rede de distribuição do CUB, além de beneficiar da vantagem de maior escala em áreas como compras, colaborando com o negócio australiano existente da Asahi que é de tamanho comparável ao CUB. ”E finalmente,“ a aquisição também aprimora os recursos de gestão do Asahi é uma riqueza de gestão global e local talentosa ”.

Uma vez fechadas, ambas as principais cervejarias australianas estão nas mãos de cervejarias japonesas. Em 1989, a Kirin Brewery Company do Japão comprou uma participação minoritária no Lion Nathan . Dez anos depois, a Kirin Holdings Company adquiriu todas as ações da Lion Nathan e fundiu a empresa com a National Foods , que possuía desde 2007. Em 2011, a empresa mudou seu nome para Lion , com a National Foods tornando-se uma subsidiária sediada em Melbourne chamada Lion Dairy & Bebidas. 

A Asahi tem sido uma adquirente ativa em 2019. A empresa sediada em Tóquio anunciou um acordo de US $ 327 milhões para adquirir o negócio de cerveja e cidra da Fuller Smith & Turner, com sede em Londres, em janeiro.

Como parte dessa aquisição, a Asahi acrescentou as marcas de cerveja e cidra da Fuller, como London Pride, Frontier Lager e Cornish Orchards, ao seu portfólio.

Sem a Austrália, um mercado grande, mas maduro, as operações da Ásia-Pacífico da AB InBev seriam mais direcionadas para mercados de crescimento mais rápido, como a China, onde a AB InBev vende mais Budweiser do que nos Estados Unidos.

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Sobre o autor

Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.