Abracerva abre inscrições para eleição do seu Conselho de administração

Publicidade
A Abracerva – Associação Brasileira de Cerveja Artesanal – inicia inscrições de chapas para o Conselho que comandará no período da entidade

A Abracerva – Associação que defende os interesses da cadeia da cerveja artesanal independente brasileira – abriu na última sexta-feira (04/09) prazo para inscrições de chapas para o Conselho que é o órgão principal de gestão da instituição,

A chamada para a eleição ocorre após a renúncia do ex-presidente da associação Carlo Lapolli que entregou o cargo juntamente com todos os diretores na semana passada após episódio envolvendo questões relacionadas a chegada ao público de mensagens de vários profissionais publicadas num grupo de aplicativo com teor de preconceito incluindo o ex-presidente.

Continua após a Publicidade

Instituições análogas a Abracerva, que é presidida interinamente por Nadhine França, foram fundamentais para o crescimento do mercado para microcervejarias independentes pelo mundo nas últimas décadas, pois permite que envolvidos com o mercado atuem de forma conjunta tanto para ações internas quanto para alavancarem discussões com outras entidades, principalmente do poder público.

Por exemplo, merecem menção o trabalho desenvolvido pela norte-americana Brewers Association ou a britânica Society of Independent Brewers que alcançaram maior equidade tributária e obtenção de regulação mais apropriadas para pequenos negócios cervejeiros fazendo com que a cerveja artesanal obtivesse maior competitividade dentro de um mercado dominado por grandes grupos.


Leia mais:

Infográfico: 1º primeiro Censo da Cervejarias Independentes do Brasil


Infográfico: Market Share da venda de cervejas no Brasil em 2019


O Conselho, dentro da estrutura indicada pela estatuto da Abracerva, pode delegar o exercício da atividade de gestão a um presidente executivo, associado ou não a entidade, que seja escolhido por voto unânime de seus conselheiros.

Nos últimos anos a Abracerva tem obtido crescimento através de capilarização com a criação de regionais ou se ligando a associações estaduais já estabelecidas. A instituição conta com mais de 700 associados, podendo ser eles fornecedores, cervejarias, sommeliers, pontos de venda fazendo com que vários pontos da cadeia da cerveja sejam representados dentro da entidade.

Os detalhes para formação de chapas estão descritos no portal da Abracerva que você pode acessar aqui.

Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja

Sobre o autor

Felipe Freitas é engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação Tecnológica pela EQ/UFRJ e analista do mercado de cervejas.