ABRACERVA e Sebrae promovem censo para mapear mercado de cervejas artesanais

Mirando na falta de dados presentes no setor, associação nacional promove junto ao Sebrae pesquisa online com as cervejarias independentes

A falta de dados referentes ao mercado de cervejarias independentes no Brasil é um problema que afeta o tomadas de decisão de planejamento e gestão de negócios relacionados ao segmento.

Buscando oferecer uma solução para esta demanda a Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (ABRACERVA), que congrega os pequenos produtores independentes no Brasil, em parceria com o Sebrae e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) está realizando 1º Censo das Cervejarias Independentes Brasileiras.

O intuito da ação é suprir a carência informações do setor, possibilitando criar estratégias de apoio ao segmento.

Entretanto parece que a gigante de bebidas subestimou a força de competidores locais nos mercados em que ela abriu seu novos pontos de venda. Além disso, a Ballast Point “perdeu sua alma”, de acordo com pessoas envolvidas no processo, quando seus executivos deixaram o negócio em 2015 e focaram em dirigir o o braço de destilados da marca que foi renomeado para Cutwater Spirits e foi vendido recentemente para a AB Inbev.

É importante destacar que as informações coletadas ficarão exclusivamente na base de dados do Sebrae, sendo analisadas e publicadas unicamente de forma consolidada (ou seja, a informação individual das cervejarias ficará protegida).

Leia também: O que esperar do mercado de cervejas no Brasil em 2019

São necessários apenas 15 minutos para responder as perguntas e contribuir para o desenvolvimento do segmento.

Os participantes, vão receber um compilado de informações para entenderem mais sobre o mercado em que estão inseridos. As respostas serão coletadas até 15 de maio.

O link para pesquisa é

https://pt.surveymonkey.com/r/1oCensoCervejariaIndependente

Fique online com nossas publicações. Curta nossa página no Facebook!

Sobre o autor

Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.