A falta de dados referentes ao mercado de cervejarias independentes no Brasil é um problema que afeta o tomadas de decisão de planejamento e gestão de negócios relacionados ao segmento.
Buscando oferecer uma solução para esta demanda a Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (ABRACERVA), que congrega os pequenos produtores independentes no Brasil, em parceria com o Sebrae e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) está realizando 1º Censo das Cervejarias Independentes Brasileiras.
O intuito da ação é suprir a carência informações do setor, possibilitando criar estratégias de apoio ao segmento.
Entretanto parece que a gigante de bebidas subestimou a força de competidores locais nos mercados em que ela abriu seu novos pontos de venda. Além disso, a Ballast Point “perdeu sua alma”, de acordo com pessoas envolvidas no processo, quando seus executivos deixaram o negócio em 2015 e focaram em dirigir o o braço de destilados da marca que foi renomeado para Cutwater Spirits e foi vendido recentemente para a AB Inbev.
É importante destacar que as informações coletadas ficarão exclusivamente na base de dados do Sebrae, sendo analisadas e publicadas unicamente de forma consolidada (ou seja, a informação individual das cervejarias ficará protegida).
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São necessários apenas 15 minutos para responder as perguntas e contribuir para o desenvolvimento do segmento.
Os participantes, vão receber um compilado de informações para entenderem mais sobre o mercado em que estão inseridos. As respostas serão coletadas até 15 de maio.
O link para pesquisa é
https://pt.surveymonkey.com/r/1oCensoCervejariaIndependente
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Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.