Abracerva orienta cervejarias artesanais em relação à crise do Coronavírus

Abracerva publica orientações para que cervejarias possam atuar em rede e oferece parcerias com empresas de solução de delivery para seus associados.

Com a pandemia do novo Coronavírus atingindo o Brasil e levando a tomada de medidas de restrição da circulação da população e impossibilitando a reunião de pessoas em bares e restaurantes visando reduzir os impactos da crise na saúde pública, a cadeia da cerveja está sofrendo um forte impacto do lado da demanda.

Visando oferecer algum suporte às suas associadas durante este momento complexo, a Abracerva – Associação Brasileira de Cervejarias Artesanais – tem tomado algumas medidas.

Recentemente a entidade publicou em seu site um artigo incentivando as cervejarias a fortalecerem atuação em rede neste momento desafiador.

” No entanto, o momento também é de fortalecer o pensamento em rede. Como temos repetido diversas vezes, o mercado da cerveja artesanal independente é em cadeia. Dos fabricantes de insumos, equipamentos e tecnologia até o copo do consumidor, centenas de profissionais e empresas são envolvidas” diz parte do texto no site da associação.


Leia mais:

Infográfico: 1º primeiro Censo da Cervejarias Independentes do Brasil


Infográfico: Market Share da venda de cervejas no Brasil em 2019


Infelizmente a pandemia causará um impacto sócio-econômico relevante onde micro e pequenas empresas sofreram uma grande parte do mesmo. Diferentes de grandes corporações estas não possuem vultosas reservas ou acesso facilitado a crédito de mega instituições financeiras.

Dessa forma viabilizar formas que possam mitigar efeitos da crise e conseguir motivar o público a apoiar pequenos negócios, onde estão incluídas as pequenas cervejarias artesanais, são as únicas maneiras de se enfrentar esse difícil momento

“Ações coletivas de abastecimento de growlers, estreitamento de parcerias com PDVs e cervejarias se unindo para deliverys são alguns exemplos que já vimos em outros países e que podem ser aplicados aqui” complementa parte do texto da Abracerva.

Abracerva faz parcerias com empresas de delivery para apoiar associados durante a crise

Uma das saídas mais imediatas para viabilizar a geração de receita de cervejarias durante o momento atual da crise da Covid-19, em especial para cervejarias com foco em taprooms, bares, hóteis e restaurantes é o investimentos em modelos de delivery.

Ajudando a viabilizar esse formato a Abracerva conseguiu organizar duas parcerias com empresas com atuação neste segmento.

Uma é a Delivery Direto, empresa que personaliza ambiente de delivery, inclusive com aplicativo com a marca do contratante.Associados Abracerva contarão com desconto para uso da plataforma.

Outra empresa do segmento de entregas com parceria firmada e a Bee Delivery que opera entregas sob demanda através de aplicativo em 77 cidades pelo Brasil. Associados da entidade possuem direito a uma série de vantagens, incluindo a isenção de mensalidade para uso da ferramenta.

Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja

Sobre o autor

Felipe Freitas é engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação Tecnológica pela EQ/UFRJ e analista do mercado de cervejas.