A Ambev começou a vender em São Paulo a sua marca de cerveja internacional Michelob Ultra, cujo a marca foca em estabelecer uma conexão com consumidores com estilo de vida ativo e consciente doo nível de calorias de seus alimentos
Michelob Ultra foi uma marca que começou a investir de forma bastante antecipada na tendência de oferecer produtos conectados a estilos de vida que valorizam bem estar e a realização de atividades físicas, mas não abre mão de consumo de cerveja nos seus momentos de lazer
A cerveja possui apenas 79 calorias, equivalente a 46% menos do que as cervejas comuns, e 2,4 g de carboidratos, 75% menos do que as demais cervejas, se posicionando no mercado de cervejas premium.
Após desembarcar no mercado piloto de Florianópolis, conforme a Catalisi publicou no ano passado, a marca de cerveja da multinacional AB InBev que mais cresce nos Estados Unidos, está desembarcando em São Paulo pela ação da Ambev, subsidiária da holding no país.
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A Michelob Ultra passará a estar disponível em São Paulo na rede St. Marche & Empório São Paulo, nas lojas Pão de Açúcar e nos comércios online Zé Delivery e Empório da Cerveja de propriedade da própria Ambev.
A cerveja na verdade é um caso de fracasso que deu certo. Originalmente o projeto do produto, lançado em 2002, mirava em atingir um público mais velho preocupado com consumo de carboidratos que foi alvo de de dietas famosas nos Estados Unidos naquela época.
Em pouco tempo se percebeu que era um público mais jovem que consumia a cerveja com uma parcela de mulheres superior a média do mercado geral da bebida. Com isso, o marketing da AB InBev redirecionou a publicidade do produto para este perfil focando em pessoas que querem reduzir consumo de calorias, mas sem cortes drásticos no seu estilo de vida.
A estratégia deu tão certo que o produto se tornou um dos mais importantes para a AB InBev nos últimos 15 anos, principalmente pois permaneceu em crescimento contínuo estabelecendo engajamento com um público que não se envolveu fortemente com cervejarias artesanais, outro segmento que cresceu ao longo do período enquanto marcas tradicionais mainstream apresentaram uma rota de queda em vendas.
A ampliação da distribuição da Michelob Ultra no Brasil segue uma metodologia da Ambev de ampliação da distribuição de seus novos produtos no país gradualmente em diversas fases para realizar ajustes conforme o aprendizado ocorrido ao longo do processo, onde um dos exemplos mais bem sucedidos foi o da Brahma Duplo Malte.
É esperado que um lançamento com distribuição nacional do produto ocorra nos próximos meses.
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Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.