A Ambev, gigante cervejeira com atuação no Brasil, Canadá e América Latina, reportou seus resultados do ano de 2022 na última semana, informando que bateu seu recorde de volume de vendas estabelecido em 2021.
O recorde estabelecido pela companhia foi de 185,7 bilhões de hectolitros no ano de 2022, 3% acima do realizado no período do ano anterior.
A Ambev reportou que o resultado do último trimestre foi impulsionado pelo consumo recorde no Brasil, com a Copa do Mundo, apesar da eliminação precoce da deleção brasileira e temperaturas médias abaixo do habitual
Um dos destaques do período de Copa foi o recorde de demanda num único dia da empresa, com um pico de 440 mil hectolitros.
Leia mais:
Sommelier de cervejas passas a ser reconhecido no Simples Nacional
O que esperar do mercado de cerveja em 2023
Outro ponto destacado na apresentação de resultados foi o de que a companhia tem crescido seu volume de vendas ao longo dos últimos dez meses de forma consecutiva.
Para 2023 a empresa espera mais um crescimento da receita por hectolitro do que o crescimento de volume de vendas em si, e o CEO empresa Jean Jereissati vê o presente ano com otimismo com desaceleração de custos enfrentados recentemente.
A Ambev registrou lucro líquido de R$ 5,08 bilhões no quarto trimestre de 2022, 35,7% acima de mesmo período do ano anterior . A receita líquida subiu 3,1%, atingindo R$ 22,7 bilhões, com a venda de 52,2 milhões de hectolitros considerando todos os países onde atua.
Em relação aos seus produtos a Ambev destacou a Braama Duplo Malte como exemplo de inovação. Lançada durante a pandemia, o rótulo pode agora explorar ocasiões de consumo como eventos pela primeira vez em 2023.
Enquanto Duplo Malte tem sido um caso bem sucedido de rejuvenescimento da franquia Brahma, a marca Spaten é vista também com um grande potencial de crescimento a ser explorado no Brasil.
Ambas as marcas fazem parte do portfólio core plus, considerado como uma mercado de entrado ao premium, apresentando produtos de valor a preços mais competitivos e tem sido um dos grandes trunfos de crescimento da Ambev.
O aplicativo Zé Delivery também se mantém como um dos grandes destaques da empresa no sentido de buscar capitalizar em novos canais de distribuição.
Após o crescimento meteórico durante a pandemia, o Zé Delivery soube explorar o momento da Copa onde ganhou 340 mil novos usuários durante os jogos da seleção e bateu seu recorde de vendas em um só dia com 55 mil pedidos.
Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja
Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.