A Ambev comunicou que o Zé Delivery, seu aplicativo de entregas de bebidas, bateu recorde de pedidos por hora nos 60 minutos que antecederam a primeira partida do Brasil na Copa do Mundo contra a Sérvia.
O aplicativo, que foi um desenvolvimento da empresa iniciado em 2014, atingiu seu pico histórico de pedidos na estreia da seleção brasileira chegando a marca de 55 mil pedidos por hora.
O Zé Delivery, teve uma guinada de utilização a partir de 2020 quando as mudanças de hábito de consumo devido a pandemia encontraram a plataforma num estágio de desenvolvimento adequado para a sua expansão.
Desde então, o sistema digital de delivery da Ambev, que até se tornou um dos principais canais de venda da gigante que alavancou sua utilização por todo o país ampliando sua base de usuários.
Leia mais:
O que esperar do mercado de cerveja em 2021
Infográfico: Market Share da venda de cervejas no Brasil em 2019
Um dos pontos interessantes do Zé Delivery é que ele não comercializa apenas produtos da Ambev, e com isso acaba gerando dados de venda sobre uma grande variedade de produtos, fornecendo uma base de perfil e hábitos de consumo que podem ser retroalimentados na definição de estratégias da companhia.
Investimentos prévios em tecnologia para o Zé Delivery favorecem a Ambev capturar oportunidades presentes neste período de Copa do Mundo onde a propensão a consumo de bebidas, em especial de cerveja, aumenta.
Projeções estimam que em 2022 com a Copa do Mundo ocorrendo no verão, as vendas de cerveja deverão crescer em 8% no Brasil em relação ao ano anterior.
No ano da última Copa do Mundo, em 2018, a Ambev obteve resultados abaixo do esperado, com volume e lucratividade retraindo enquanto o contrário ocorreu com sua maior rival no pais, a holandesa Heineken, que estava passando por um período de expansão no Brasil.
Agora além dos frutos colhidos pela inovação, a Ambev também conta com um portfólio de cervejas renovado e mais alinhado com o perfil atual do brasileiro onde o chamado segmento ‘core plus’, que conta com rótulos Brahma Duplo Malte e Spaten, é um dos destaques de crescimento.
O Zé Delivery já atende mais de 4 milhões de consumidores mensalmente, contando com uma área de cobertura de mais de 300 cidades. Nos dia de jogos de futebol pedidos no Zé Delivery costumam aumentar em 15%. Para a Copa do Mundo o aplicativo com com mais de 25 mil entregadores e 3 mil pontos de venda.
Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja
Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.