Ambev aproveita o momento para espalhar Zé Delivery pelo Brasil

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Zé Delivery, sistema de vendas de cervejas online da Ambev, recebe impulso para acelerar seu crescimento por todo o Brasil

O Zé Delivery, sistema de delivery da multinacional de bebidas Ambev, após experimentar um crescimento meteórico no ano atual recebeu uma série de investimentos para espalhar seu sistema de vendas pelo Brasil.

A plataforma anteriormente atendia apenas seis estados, com a disparada de vendas durante o isolamento aumentou sua oferta para 17 locais e atualmente já funciona praticamente em todo o território nacional.

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Cidades como Porto Alegre (RS), Salvador (BA) e Brasília (DF) passaram a contar recentemente com os serviços do aplicativo, como parte de sua estratégia de expansão.

A aceleração da oferta do sistema por todo o Brasil faz parte do entendimento da Ambev de aproveitar a intensificação da mudanças dos hábitos de consumo dos brasileiros para se posicionar num canal que só crescerá nos próximos anos, o das vendas online.


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“O e-commerce vai ter uma participação cada vez mais relevante e a empresa que não estiver preparada vai perder mercado. E isso vai acontecer também em outros segmentos de consumo” comentou o vice-presidente de marketing da Ambev, Ricardo Dias, em publicação do Valor Econômico.

O crescimento do Zé Delivery só está sendo possível pois está sendo acompanhado por uma ampliação na sua estrutura de funcionamento. Desde o começo do ano a startup triplicou o seu número de funcionários passando de 50 para 150 contratados, de acordo com publicação da VOCÊ SA.

A plataforma utiliza a rede de bares e distribuidores da Ambev como pequenos centros de distribuição e com tecnologia de geolocalização e inteligência artificial conecta esses revendedores com clientes através de um grupo de entregadores.

Os números do Zé Delivery em 2020 impressionam pelo espaço que, de maneira acelerada no presente ano, a plataforma passou a ocupar dentro da estrutura de vendas da multinacional no Brasil.

De acordo com publicação do Brazil Journal o Zé Delivery já havia crescido 10 vezes em 2019, e em 2020 devido principalmente as alterações provocadas no mercado de cerveja pela pandemia, passou a ser um dos 3 maiores clientes da Ambev que até o fim do ano passado era responsável por 59% do volume de cerveja vendido no Brasil

Em março e abril de 2020, a plataforma registrou 1,6 milhão de transações ultrapassando em 2 meses o número de 1 milhão de transações realizados em todo o ano de 2019, fato ocorrido devido ao início do isolamento social no Brasil em decorrência da pandemia do novo coronavírus.

Resultados como os alcançados pelo Zé Delivery são um amostra da importância cada vez maior que investimentos voltados para a cadeia digital representarão para o mercado de cerveja de agora em diante.

A plataforma de delivery da Ambev, foi criada em 2016 de forma piloto no estado de São Paulo pela ZX Ventures , a unidade de inovação da empresa, e a partir dali iniciou seu ciclo de amadurecimento para que um dia pudesse se tornar uma alternativa de vendas online com o diferencial de entrega de bebida gelada para o público no mesmo dia da compra.

A evolução de inovações como o Zé Delivery não depende apenas da criação do dispositivo de canal de vendas em si, mas é pautada na expectativa de alterações de hábitos do consumidor, que nesse caso num futuro hipotético poderia passar a optar por receber bebida em casa através de acesso do app ao invés de buscá-la em algum ponto de comércio.

Toda esta expectativa de mudança de hábito foi acelerada pelas condições impostas pelo isolamento social que encontrou um aplicativo com uma trajetória de aprimoramento de 4 anos, ponto de maturidade que se mostrou capaz de ser uma opção conhecida, viável e desejável pelo público para executar suas compras.

O sucesso está levando a Ambev a expandir o conceito de delivery de bebidas para outros países da América Latina como Equador, Peru e Colômbia com um sistema chamado Tienda Cerca também tocado pela ZX Ventures.

Este exemplo mostra uma das buscas recentes da Ambev, que é o de migrar a cultura de uma empresa que se tornou famosa no passado por combinar expansão com redução de custos para a cultura de uma empresa que busca inovar para se adaptar continuamente as novas condições do mercado, algo que tem sido promovido internamente por seu novo presidente Jean Jereissati.

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Sobre o autor

Felipe Freitas é engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela EQ/UFRJ
Sommelier e especialista em marketing de cervejas