A multinacional de bebidas Ambev tem como meta a eliminação da poluição provocada por suas embalagens plásticas até 2025, num trabalho que tem o potencial de gerar negócios que podem somar até 1 milhão de reais no período.
Menos de um ano após assumir este compromisso a companhia anunciou que 30% da meta já foi alcançada apenas no primeiro semestre de 2020.
Para cumprir a meta estabelecida a Ambev está desenvolvendo um trabalho que envolve parcerias com fornecedores, cooperativas de reciclagem, universidades e startups na direção de que todos os seus materiais utilizados sejam retornáveis ou utilizem 100% de material plástico reciclado.
A empresa criou três frentes de atuação no sentido de viabilizar a eliminação da poluição por plásticos em decorrência de sua operação que impacta diferentes pontos da cadeia.
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A primeira frente é a é a eliminação e substituição do plástico utilizado em embalagens e outros componentes que já impactaram por exemplo a utilização de latas em sua água mineral AMA e também a substituição de canudos de plástico por canudos de papel.
A segunda frente está relacionado ao incentivo da utilização de embalagens retornáveis ou recicladas. Em 2020 a empresa aumentou o uso de PET reciclado de 37% para 43%.
A terceira frente é referente ao investimento em inovação e parcerias estratégicas com cooperativas de reciclagem, ONGs e universidades.
O trabalho com cooperativas, por exemplo permitiu a Ambev transformar plásticos recolhidos no carnaval de Rio, São Paulo, Belo Horizonte, Recife e Salvador em lixeiras para utilização pública e também impactar pontos de venda com mesas de Skol que utilizam 100% de plástico reciclado.
Um exemplo de investimentos em startups alinhado ao projeto está na parceria com a brasileira Deink que detém um processo de reciclagem exclusivo e integrado que elimina totalmente resíduos de tinta de superfícies plásticas, transformando-o em Matéria Prima Cristal, pronta para ser reprocessada que pode ser integrada a cadeia produtiva da empresa
“Sabemos que é um objetivo ousado, mas o problema da poluição plástica exige que a gente seja ambicioso no compromisso e nas ações. E os resultados até agora são promissores e mostram que estamos no caminho certo, mas não acreditamos que tenha uma solução única ou uma ‘bala de prata’”, diz Rodrigo Figueiredo, vice-presidente de Sustentabilidade e Suprimentos da Ambev.
O projeto da Ambev faz parte de esforços mais amplos da matriz Anheuser Busch InBev, segue uma tendência global de aumentar a reciclagem e eliminar gradualmente as embalagens de plástico, à medida que os consumidores migram para alternativas mais sustentáveis.
Chama a atenção também a visibilidade que a companhia oferece ao público para que a evolução de atingimento da meta do projeto seja acompanhado.
Para isso a Ambev criou um site, o ambev.com.br/plasticos onde uma série de informações de como o projeto funciona estão disponíveis bem como a evolução do percentual do cumprimento da meta fica publicado.
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Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.