Anchor Brewing: 1ª cervejaria artesanal dos EUA anuncia o fim de suas operações

A Anchor Brewing, cervejaria considerada pioneira entre artesanais dos Estados Unidos, anunciou o fim de suas operações por diferentes fatores

A Anchor Brewing, localizada em São Francisco na Califórnia e considerada a primeira cervejaria artesanal dos EUA, anunciou que irá encerrar as suas operações devido a uma série de obstáculos recentes, principalmente os de ordem financeira.

A Anchor, considerada a pioneira na revolução cervejeira que os EUA iniciou pelo meados doas anos 1970, se tornou uma cervejaria integrante da gigante japonesa Sapporo desde 2017 quando foi adquirida pelo grupo asiático.

A cervejaria é a mais antiga de São Francisco, em operação desde 1896. No final dos anos 1960 esteve a beira da falência quando foi comprada por um amante de cervejas, dando lugar a um longo processo de recuperação, onde então começou uma gradual expansão de portfólio para diferentes tipos de cerveja.

Foi a Anchor, por exemplo, que lançou a primeira IPA desde a Lei Seca norte-americana, um estilo de cerveja que estava relegado ao esquecimento e que a partir dali se tornou a semente de inovação que ganharia diferentes contornos nas décadas a seguir.


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Um movimento inspirado na Anchor lentamente começou a promover surgimento de novas pequenas cervejarias, que se espalharam com por diferentes lugares dos EUA, influenciando também outras partes do mundo. Hoje os Estados Unidos contam com mais de 9.500 cervejarias, enquanto nos anos 1970 eram apenas poucas dezenas.

Esta odisseia da ascensão do movimento de microcervejarias nos Estados Unidos, batizada posteriormente como “Revolução da Cerveja Artesanal”, já foi tema de publicação na Catalisi e pode ser lida clicando aqui.

Em agosto de 2017 a Anchor foi adquirida pelo grupo japonês Sapporo por 85 milhões de dólares, num período onde grandes cervejarias através de compras de marcas de cerveja artesanal, buscaram se posicionar neste mercado em ascensão.

A crise enfrentada pela Anchor Brewing

Na última a cervejaria histórica de São Francisco anunciou que estará encerrado suas operações devido a múltiplos obstáculos existentes atualmente.

““Esta foi uma decisão extremamente difícil que a Anchor tomou somente após muitos meses de avaliação cuidadosa. Reconhecemos a importância e o significado histórico da Anchor para San Francisco e para a indústria cervejeira artesanal, mas os impactos da pandemia, a inflação, especialmente em San Francisco, e um mercado altamente competitivo deixaram a empresa sem opção a não ser tomar esta triste decisão de cessar as operações”.  declarou o relações públicas da Anchor, Sam Singer.

Publicações na imprensa especializada norte-americana reportaram que uma possível motivação adicional para o encerramento de atividades da cervejaria foi o insucesso numa custosa tentativa de implementação da produção das cervejas de linha da Sapporo na fábrica da Anchor.

Quando a Sapporo comprou a cervejaria artesanal Stone Brewing em 2021 por $165 milhões, funcionários da Anchor passaram a suspeitar que a japonesa havia decidido levar seu projeto da implantação de sua produção para outra cervejaria que é maior e mais moderna.

O mercado para grandes cervejarias artesanais nos EUA tem ficado cada vez mais difícil nos anos recentes. Quase todas reportaram quedas em vendas, enquanto resultados em aumento de mercado em sua maioria só são obtidos por artesanais de pequeno porte e venda direta.

Nesse contexto grandes artesanais independentes ainda tem sido compradas por grandes grupos internacionais com intenção de crescer no mercado norte-americano.

Os volumes de produção da Anchor caíram consistentemente ao longo dos últimos anos fechando 2022 em 65 mil barris (cerca de 7,63 milhões de litros).

A produção na Anchor já foi encerrada e apenas envasamento e vendas estão programados para ocorrerem até o fim de julho.

Um comprador para Anchor Brewing ainda é esperado

Sinais de que o negócio caminhava mal foram dados recentemente com o recuo da distribuição da Anchor, que era nacional, apenas para o estado da Califórnia. E a redução na produção da cerveja especial de natal da Anchor, um lançamento tradicional e largamente esperado.

Outro tópico relatado na imprensa norte-americana foi a de que houve diferentes tentativas de venda da Anchor ao longo do último realizadas pela Sapporo, mas nenhuma foi concretizada. Nomes como os das cervejarias Sierra Nevada e Russian River estiveram entre os comentados relativos a essas negociações.

Rumores dizem que o aparecimento de um possível comprador da Anchor ainda é possível dentro do processo de liquidação de seu negócio.

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Sobre o autor

Felipe Freitas é engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação Tecnológica pela EQ/UFRJ e analista do mercado de cervejas.