Apesar de toda crise com vírus homônimo, a marca de cerveja Corona pertencente ao conglomerado global AB InBev se mantém como marca de cerveja mais valiosa do mundo no ano de 2020, de acordo com relatório da consultoria de avaliação de marcas Brand Finance.
De acordo com a empresa, a Corona possui valor de marca superior a 8 milhões de dólares e, diferente da opinião geral, sua demanda não foi afetada de forma específica devido a coincidência de nomes. Antes da pandemia a marca estava crescendo 21% ao ano e era importada pela multinacional para 120 países.
Uma marca pode ser (e em boa parte das vezes no mercado de cerveja costuma ser) um dos ativos mais valiosos de uma empresa. A Brand Finance gera avaliações do valor de marca de diversos produtos e serviços baseada numa metodologia que combina reconhecimento do valor de marca pelo público, nível de investimento e projeção de faturamento.
No ranking de 2020 a Heineken ultrapassou a Budweiser assumindo a segunda posição na lista. Uma ambição comum entre as duas marcas é o desejo de ampliar presença no mercado asiático que tem oferecido os maiores crescimentos do volume de consumo de cerveja nos últimos anos.
Leia mais:
Infográfico: O market share de vendas de cerveja no Brasil em 2019
[INFOGRÁFICO]: As maiores cervejarias do mundo de 2019
Entre os destaques em ascensão estão mais uma vez as marcas chinesas que expandem sua demanda no maior mercado de cerveja do mundo. A Tsingtao pulou da 18ª para a 14ª posição, enquanto a Snow passou de 9ª para 7ª.
A escocesa Brewdog também escalou mais algumas posições após aparecer na lista pela primeira vez em 2019. A única marca no ranking com apelo ligado ao mercado de cerveja artesanal, a cervejaria subiu da posição 21 para 18 em 2020, enquanto investe num crescimento para reconhecimento global de sua marca.
Certamente, um dos desafios da Brewdog para os próximos anos será manter o discurso de que se posiciona como cervejaria artesanal enquanto escala em nível mundial para disputar mercado.
Entre as marcas brasileiras as três presentes entre as 25 primeiras pertencem a Ambev. A Brahma perdeu uma posição caindo para 16ª . Já Skol e Antarctica permanecem nas mesmas posições em 10º e 24º, respectivamente.
Veja a lista completas das 25 maiores marcas de cerveja do mundo de 2020 abaixo (clique na imagem para ver ampliado).
Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja
Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.