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Uma necessidade que pequenos cervejeiros artesanais se deparam logo no início de sua jornada é a necessidade de construir um fluxo adequado e regular de vendas dos seus produtos.
De outra forma é impossível manter os custos de uma microcervejaria compensados, e simplesmente produzir não garante (1) um fluxo comercial da cerveja e (2) se este fluxo está satisfazendo a necessidade financeira da cervejaria.
A operação de uma cervejaria artesanal necessita ser enxergada como uma cadeia de fluxos físicos e de informações que nasce com o interesse de compra de um consumidor de cerveja e precisa ser gerenciado até a operação de aquisição de matéria-prima da cervejaria.
O interesse do consumidor só nasce após ele ser estimulado de alguma forma como a presença em uma gôndola, o nome numa taplist, uma foto no Instagram ou uma conversa com um amigo.
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Nessa etapa o papel da construção de uma marca robusta através de conhecimentos de marketing é o primeiro passo para fortalecer a demanda de um produto e fazer dela algo que permaneça ao longo do tempo, e com o avanço das tecnologias digitais este momento já gera os primeiros dados para que a cervejaria analise sua performance em reconhecimento pelo mercado consumidor.
A venda da cerveja se concretiza quando esses consumidores encontram disponibilidade dela em algum lugar, seja ele físico ou digital, com a comunicação e preço adequados para o que ele entende sobre aquele produto.
No lado da cervejaria a disponibilidade da cerveja só ocorre caso ela esteja preparada com o produto pronto e se ela atinge os pontos de venda corretos para o seu público o que demanda uma gestão de informação e dados eficientes para minimizar a perda de oportunidades.
E também, de nada adianta realizar vendas num preço inadequado para a manutenção dos custos da cervejaria, e mais grave ainda se esses custos não são sequer conhecidos, o que leva a quebra financeira do negócio sem pleno entendimento das reais causas pelos seus operadores.
Tudo isso só ressalta a importância do conhecimento e gestão dos dados operacionais de uma cervejaria artesanal sejam eles relacionados ao marketing, a vendas ou a produção e que eles estejam integrados de uma forma eficiente para que sejam compreendidos e guiem decisões e o aproveitamento de oportunidades.
Por exemplo, imagine que dois vendedores de uma cervejaria estão em duas regiões diferentes e estão acelerando as vendas de seus produtos enquanto vendas online também ocorrem simultaneamente, sem a menor comunicação entre as três partes.
Imagine ainda que essas vendas já ultrapassaram o estoque existente, o que levará a clientes insatisfeitos por não receber suas compras, e mais crítico ainda, que o preço de venda está posicionado incorretamente abaixo do custo real de produção do produto sem o conhecimento de nenhum dos envolvidos.
A tecnologia do sistema B1Beer+SAP Business One permite gerenciar as informações de todas essas operações de forma online num só lugar com dados integrados na nuvem e através de dispositivos móveis, como um smartphone, permitindo a tomada de decisões de modo mais rápido, assertivo e direto.
Esta forma de gerenciar o negócio substitui todos os outros sistemas que apresentem falta ou baixa qualidade de informação e eficiência no cruzamento de dados levando a entendimentos incorretos e muitas vezes falta de conhecimento sobre o problema que está realmente ocorrendo.
A utilização do B1Beer+SAP Business One aliada ao conhecimento sobre as próprias operações permite as cervejarias mapear custos, integrar dados de vendas realizadas com estoque disponível e ainda inserir detalhes comerciais como políticas de descontos e ainda o rastreamento de barris. Para saber mais detalhes clique aqui.
Essa gestão integrada permite por exemplo mapear ciclos de planejamento de produção mais adequados conforme o mercado consumidor se movimenta, pois tudo isso fica visível numa mesma rede para todos os envolvidos.
O desafio do crescimento de vendas para cervejarias artesanais de forma eficiente está em conhecer o mercado e conseguir gerenciar todas as informações de suas operações para continuamente buscar as melhores oportunidades disponíveis nele.
Sobre o SAP Business One + B1 Beer
O B1 Beer é o poder da tecnologia SAP dentro das cervejarias, um software de gestão modelado para atender as necessidades de microcervejarias para gestão eficiente da produção integrando a indústria à distribuição e vendas de forma simplificada e segura.
Sobre a MANYMinds
A MANYminds Soluções e Software é o parceiro oficial da SAP Brasil responsável por distribuir as soluções do segmento cervejeiro. Em 15 anos de parceria, trouxe as melhores práticas de mercado ao segmento, proporcionou a transformação digital desde eCommerce, bares e distribuidoras até a indústria com uma solução única e integrada.
A solução trás a transformação digital nas áreas: Contabilidade e Fiscal, Compras e Suprimentos, Vendas (Varejo/Atacado/Bares/eCommerce), Estoque e Distribuição, Produção/PCP, Controle de Ativos. São centenas de funcionalidades que colaboram para eficiência operacional e padronização dos processos nos padrões de companhias globais.
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Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.