Backbone: Rio de Janeiro ganha nova cervejaria em região turística

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Cervejaria Backbone, que possuía produção terceirizada, inaugura fábrica no sudoeste do estado do Rio de Janeiro

A cervejaria Backbone, criada no Rio de Janeiro, iniciou a operação com fábrica no terceiro trimestre de 2020 localizada na região de Visconde de Mauá que pertence a cidade de Resende no sudoeste do estado.

A Backbone já operava no mercado desde de 2018 através de produção terceirizada de suas cervejas, num portfólio de estilos desenhado para se comunicar com um público amplo de consumidores

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Desde de setembro todos os produtos da Backbone passaram a ser fabricado em sua fábrica própria, migrando da produção cigana que era realizada na cervejaria Sud localizada no sul do país.

“Conseguimos condições comerciais excelentes de produção enquanto nossos equipamentos ficavam prontos e a fabrica já estivesse funcionando bem” comentou David Bonanno um dos sócios fundadores da Backbone


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A fábrica da Backbone possui capacidade em torno de 13 mil litros por mês, já há uma expansão em curso para ampliar a capacidade

A Backbone além do mercado do Rio de Janeiro consegue alcançar vendas em outros estads principalmente através do canal comercial fornecido pelas franquias da rede mestrecervejeiro.com.

Visual interno da fábrica da Backbone

“Temos uma parceria muito bacana com as franquias do Mestre cervejeiro. Já estamos na Bahia, Pernambuco, Pará e temos uma filial em SP desde o ano passado” comenta Davi sobre as vendas da Backbone fora de sua terra natal

A região de Visconde de Mauá, onde a fábrica se instalou, é um local turístico com cachoeiras e piscinas naturais, que é cercado pelo Parque Nacional de Itatiaia, um apelo que deve promover muitas visitas a cervejaria.

Havia um projeto desde 2010 para instalação de uma fábrica de cervejas neste local e o projeto da Backbone se encaixou para alavancar este objetivo. A marca é formada por seis sócios, que após se conhecerem, enxergaram a oportunidade de tornar o plano uma realidade através dos conhecimentos e experiências complementares que possuíam.

O principal direcionador do portfólio da marca é democratizar o consumo de cervejas artesanais investindo em estilos com alto drinkability formado por quatro cervejas: uma Belgian Witbier, uma American Hop Lager, uma West Coast IPA e uma German Pilsner.

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Sobre o autor

Felipe Freitas é engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação Tecnológica pela EQ/UFRJ e analista do mercado de cervejas.