Ball investe R$ 350 milhões em fábrica de latas no Pará

Com aquecimento do mercado de latas Ball reabre fábrica com capacidade de 1,2 bilhão de unidades que estava fechada há quatro anos no Pará.

A Ball Corporation, maior fabricante de embalagens de alumínio do mundo, divulgou recentemente que está investindo na reabertura de sua fábrica de latas de alumínio para bebidas no município de Benevides, integrado à Região Metropolitana de Belém, no Pará.

Com investimento de 350 milhões de reais, a reabertura unidade está prevista para o primeiro semestre do próximo ano e ampliará as regiões atendidas pela empresa no Brasil que vive um aquecimento na demanda pela utilização de latas para bebidas

Com a pandemia e consequente redirecionamento de consumo de bebidas para o varejo e para o e-commerce todos os tipo de embalagens tiveram aumento em sua procura, gerando uma crise de desabastecimento das mesmas, algo que ao longo dos últimos meses tem afetado de diversos produtos. A fábrica do Pará contribuirá para abastecimento da regiões norte e nordeste do país.

“A fábrica de Benevides oferecerá vários tamanhos de latas de alumínio em diferentes linhas de produção e, ao apoiarmos a crescente demanda dos clientes da região por latas de bebidas sustentáveis de alumínio, vamos colaborar para alavancar os mercados do Norte e Nordeste do Brasil,” afirma Carlos Pires, Presidente da Ball América do Sul.


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A unidade terá capacidade para produzir 1.2 bilhão de latas por ano e aumentará a oferta de empregos na região, oferecendo mais de 100 vagas de trabalho. Esta será a 12ª fábrica da Ball em operação no Brasil.

A Ball Corporation é a maior fabricante de embalagens de alumínio do mundo e tem buscado ampliar sua presença na América do Sul. Anteriormente ao anúncio do investimento no Pará, a companhia já havia divulgado outro aporte, no valor de R$ 500 milhões, em uma fábrica no Brasil só que no estado de Minas Gerais.

Em consequência da grande procura pelo consumidor, o mercado nacional de latas de alumínio tem respondido com dados positivos: segundo informações da Abralatas (Associação Brasileira de Produtores de lata de alumínio para bebidas), foi registrado, no primeiro semestre deste ano, um aumento de 22,6% nas vendas de latas para empresas que usam essa embalagem para envase em comparação com o mesmo período de 2020. 

Impactos da pandemia aceleraram crescimento do mercado de latas de alumínio no Brasil

A pandemia acabou por gerar uma corrida para aquisição de embalagens por empresas do mercado de bens de consumo, onde uma boa parte do mercado de cerveja se encontra inserido. Isso acabou acarretando uma grande escassez deste insumo e ocasionando um forte crescimento do mercado de latas de alumínio.

Mudanças de hábito do consumidor, ao longo dos últimos meses, levaram a maior utilização do grande varejo físico e do comércio online como canais preferenciais para a realização vendas, o que pressionou fortemente o setor de embalagens.

Empresas do setor de latas estão investindo fortemente no Brasil, um dos maiores mercados de bebidas do mundo. Aproveitando o aquecimento deste mercado, empresas do segmento irão investir cerca de R$ 3 bilhões até o final de 2022.

O Brasil é o terceiro maior produtor de latas de alumínio do mundo, com um volume anual de 32 bilhões de unidades em 2020.

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Sobre o autor

Felipe Freitas é engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação Tecnológica pela EQ/UFRJ e analista do mercado de cervejas.