Ballast Point Sculpin IPA começa a ser produzida e vendida no Brasil

Ballast Point começa a ser produzida no Brasil no estado de Minas Gerais dentro de um processo de internacionalização da marca de cerveja norte-americana

A famosa cervejaria californiana Ballast Point está ganhando produção e comercialização de um de seus famosos rótulos, o Sculpin IPA, no Brasil através do trabalho de três cervejaria mineiras.

A chegada da produção da marca norte-americana no Brasil ocorre em um momento de muitas mudanças da empresa nos Estados Unidos, que buscam redirecionar sua trajetória recente num mercado cada vez mais complexo.

A chegada da Sculpin IPA no Brasil faz parte de uma estratégia de internacionalização da cervejaria norte-americana que teve sua produção licenciada para duas cervejarias mineiras, a Stadt Jever e a Furst. Outra cervejaria mineira, a Prússia Bier, também está envolvida no projeto sendo responsável pela parte de comercialização online da marca.

Inicialmente se planeja a produção de 20 mil litros mensais da Sculpin IPA, que trará como diferencial a utilização de lúpulos brasileiros da Fazenda Cervejeira, também localizada em Minas Gerais.


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A Stadt Jever e a Fazenda Cervejeira, que fazem parte do projeto da Ballast Point no Brasil, tem como integrantes de suas sociedades os fundadores da cervejaria mineira Wals que foi adquirida pela Ambev em 2015. A Fazenda Cervejeira inaugurada em 2022 é a primeira plantação urbana de lúpulo do Brasil.

“A iniciativa de trazer a Ballast Point Sculpin IPA foi motivada pelo crescente interesse dos brasileiros por cervejas artesanais de alta qualidade e pela reconhecida relevância da Sculpin IPA no mercado norte-americano” declarou a Stadt Jever sobre o projeto.

A Ballast Point nos Estados Unidos tem passado por diversas mudanças nos últimos 5 anos, começando pela venda da marca. que chegou a figurar no portfólio da gigante Constellation Brands, para uma microcervejaria do centro oeste norte americano a Kings e Convicts.

Mais recentemente, após um grande período de queda expressiva em suas vendas, a Ballast Point vendeu sua fábrica de cerca de 30 milhões de litros de capacidade em San Diego, Califórnia, para a cervejaria de não-alcoólicas Athletic Brewing, e passou a terceirizar toda a sua produção.

Com a desaceleração do mercado norte-americano a Ballast Point parece buscar capitalizar sobre a reputação de sua marca em mercados fora dos Estados Unidos.

Plano para a Sculpin IPA é atingir diversos pontos do Brasil

A Sculpin IPA será disponibilizada em diferentes pontos de venda, como lojas especializadas em cervejas artesanais, bares, restaurantes, supermercados selecionados e futuramente também pelo site próprio: ballastpointbr.com. Atualmente ela já é encontrada no loja de vendas online da Prussia Beer.

O rótulo inicialmente está disponível em latas de 473 ml e barris de chope e futuramente também será oferecido em garrafas de 600 ml.

Os investimentos e obstáculos de cervejarias norte-americanas no Brasil

Nos últimos 10 anos algumas marcas de cerveja artesanal norte-americanas tem tentado se estabelecer no Brasil de forma mais consolidada, com um sucesso mais destacado para aquelas que estão sob o portfólio de conglomerados de multinacionais.

Enquanto a Heineken tem ampliado consideravelmente a distribuição de Lagunitas e Blue Moon, a Ambev tem investido em criar espaço em prateleiras para Goose Island, todas produzidas nacionalmente.

Correndo por fora em termos de presença a Brooklyn Brazil, subsidiária da norte-americana com a paranaense Maniacs, que já é produzida no país desde 2018.

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Sobre o autor

Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.