Imagem: Divulgação Brewers Association
A Brewers Association (BA), organização comercial sem fins lucrativos dedicada a pequenas e independentes cervejarias artesanais norte-americanas, anunciou nesta semana que Bart Watson assumirá o cargo de presidente e CEO da organização a partir de 6 de janeiro.
Watson é um “talento da casa” tendo atuado em áreas vinculadas principalmente a análise de mercado da BA sendo um dos maiores conhecedores das dinâmicas que formaram o mercado de cerveja artesanal independente dos Estados Unidos e agora passará a ser testado em uma nova posição na associação.
Bart Watson ingressou na BA em 2013 após um período no mundo acadêmico, onde atuou como professor assistente visitante no Departamento de Ciências Políticas da Universidade de Iowa e pesquisador de pós-doutorado em economia internacional em Berkeley, entre outras experiências.
Depois de ocupar o cargo de economista-chefe da BA por 11 anos, ele assumiu a adicionalmente a posição de vice-presidente de estratégia e associação em abril de 2024. No último dia 12 de dezembro, o conselho de administração da BA confirmou que Watson vai assumir a função de presidente e CEO da entidade.
Leia mais:
A ascensão da qualidade do lúpulo brasileiro
“Crescimento meteórico da cerveja artesanal nos EUA acabou” declara Brewers Association
Ao longo de sua trajetória na Brewers Association, Bart Watson se tornou um dos maiores conhecedores sobre a dinâmica que envolve o mercado de cerveja artesanal dos Estados Unidos combinando conhecimento de dados com as particularidades desta indústria, senod um talento contruído “dentro de casa” pela entidade.
“O profundo conhecimento de Bart sobre a indústria e o cenário da cerveja artesanal e sua experiência de mais de uma década na Brewers Association o tornam excepcionalmente preparado para assumir o cargo de presidente e CEO no primeiro dia com uma visão e plano estratégicos”, afirmou a presidente do conselho, Leah Cheston, no comunicado à imprensa.
“O conselho de administração está animado com o próximo capítulo e espera trabalhar com Bart para traçar o caminho a seguir para nossos membros e nossa indústria.”
Em sua nova função, Watson abordará questões legislativas e regulatórias que afetam as cervejarias artesanais independentes, será um porta-voz dessas cervejarias na mídia, gerenciará o desenvolvimento de recursos e eventos destinados a beneficiar os membros da BA e apoiará o crescimento contínuo da BA como um órgão governamental estratégico.
2024 não foi um bom ano para a indústria norte-americana de cerveja artesanal. De acordo com o levantamento anual da BA espera-se que o volume nacional de produção de cerveja artesanal caia mais de dois por cento até o final do ano. Além disso, 2024 será o primeiro ano desde o início da contagem de cervejarias artesanais em operação nos anos 1970 em que o fechamento de cervejarias ultrapassou as aberturas de novas unidades.
“A cerveja artesanal está passando por um período difícil e estou empenhado em encontrar maneiras de ajudar nossos membros a enfrentar esses desafios”, afirmou Watson no anúncio de sua nomeação. “Nossos membros são empreendedores incrivelmente inovadores e adaptáveis, e estou pronto para trabalhar com eles e para que seus negócios sejam apoiados e tragam entusiasmo de volta à categoria.”
A nova função de Watson será diferente de qualquer um dos cargos anteriores que ele ocupou na BA. Dado que a entidade é uma organização comercial, a função de seu presidente e CEO é naturalmente mais política do que os trabalhos em que Watson se destacou no passado. Ainda assim, a perspectiva geral é muito boa para o seu mandato.
Em seu novo cargo Watson terá de mostrar muito mais habilidades relativas a comunicar pleitos e construir consensos nas esferas políticas e de mercado do que analisar panoramas e dinâmicas como tem feito com muita competência nos últimos 11 anos.
Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja
Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.