A B9 Beverages Pvt., dona da marca de cerveja artesanal indiana Bira 91, abrirá sua quinta cervejaria local antes do final do ano, com o objetivo de capturar a crescente demanda do país por bebidas dentro deste segmento.
O empreendimento é uma demonstração de como tem avançado o interesse do público dos países com economia em desenvolvimento por cervejas de maior valor agregado.
A nova cervejaria, que será a segunda de Bira numa região central da Índia, adicionará inicialmente 400.000 hectolitros por ano, declarou Ankur Jain, diretor executivo de 41 anos, que fundou a cervejaria em 2015, à Bloomberg News em uma entrevista.
A capacidade da nova unidade planejada de Bira pode ser expandida para 1 milhão de hectolitros – um hectolitro é igual a 100 litros – aumentando a capacidade existente de Bira de 2 milhões de hectolitros. Atualmente, a quarta maior cervejaria do país, Bira está atrás de empresas estrangeiras que dominam o mercado indiano, incluindo a fabricante de Budweiser AB InBev, Carlsberg e Heineken NV, proprietária da cerveja Kingfisher da Índia.
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A B9 Beverage foi fundada pelo empresário indiano Ankur Jain no início de 2015. Seu produto principal, a Bira 91, que é conhecido por seu mascote macaco punk cartoon, foi fabricado inicialmente na Bélgica e exportado para a Índia antes de a produção ser transferida totalmente para a Índia.
Conhecido por seu mascote, um macaco punk em estilo cartoon, e apoiado financeiramente pelo fundo de investimento norte-americano Sequoia Capital e pela empresa de bebidas japonesa Kirin Holdings Co., a B9 atraiu investidores em cerca de US $ 50 milhões até agora este ano. Em meio a um grande interesse pelo espaço de startups da Índia – e seus IPOs, Jain disse que a cervejaria também está se preparando para sua última e maior rodada de arrecadação de fundos privados, com conclusão prevista para 2021, antes de definir seus planos de listagem na bolsa de valores.
A empresa tem atualmente uma capacidade de produção de 2 milhões de hectolitros, o que representa uma participação de 5 a 10% no mercado de cerveja em cidades como Nova Delhi, Mumbai e Bengaluru. A participação geral no mercado de cerveja na Índia chega a 5% e mais de 20% na categoria de cerveja premium na Índia, de acordo com as próprias declarações da empresa. A empresa tem vendas anuais de US $ 170 milhões em um mercado de cerca de US $ 7,8 bilhões em 2019. Isso ainda dá potencial de crescimento suficiente se comparado às vendas de cerveja do mercado de cerca de US $ 105,4 bilhões nos Estados Unidos.
A Índia viu um boom de cervejarias e destiladores artesanais iniciantes nos últimos anos, refletindo tendências em todo o mundo, onde consumidores mais exigentes buscam novas experiências com marcas bem mais recentes do que a de cervejas tradicionais que dominam o mercado a décadas.
O país ainda é uma nação relativamente inexplorada, com baixo consumo per capita e o álcool um tabu para muitos setores de sua população de quase 1,4 bilhão. O mercado de cerveja da Índia valia apenas cerca de US $ 7,8 bilhões em 2019 – uma fração do mercado de US $ 105,4 bilhões dos EUA, de acordo com uma pesquisa da Euromonitor.
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Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.