O boom da cerveja artesanal no Reino Unido desacelerou acentuadamente no ano passado, com o número total de cervejarias aumentando em apenas 8, contra as 390 adicionadas em doze meses anteriores.
Os dados são do relatório do grupo britânico de contabilidade UHY Hacker Young que avaliou o cenário atual para o mercado de cervejarias artesanais que em 2018 teve o menor crescimento dos últimos anos.
O número total de cervejarias britânicas atingiu 2.274 no final de 2018, em comparação com 1.352 há cinco anos (ver gráfico).
O mercado de cervejas artesanais tornou-se difícil para os novos entrantes, pois as cervejarias multinacionais continuam comprando e investindo nas cervejarias artesanais mais bem-sucedidas. Os enormes níveis de investimento que as multinacionais implantam através de suas subsidiárias “artificiais” lançam barreiras de entrada contra outros concorrentes.
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As multinacionais têm sido atraídas pelas altas taxas de crescimento do mercado de cervejas artesanais e pelo preço premium que podem alcançar.
Essas empresas apoiadas por multinacionais se beneficiam de economias de escala, de redes de distribuição estabelecidas e da capacidade de negociar com varejistas e cadeias de bares pelo espaço nas prateleiras. Como resultado, torna muito mais difícil para os novos concorrentes competirem.
Operações de fusões e aquisições de alto perfil envolvendo empresas multinacionais no setor de cervejas artesanais incluem recentemente:
Até cinco anos atrás, o mercado de cervejas artesanais estava em sua fase de “corrida do ouro”, o que tornava mais fácil para as novas cervejarias entrarem no mercado e rapidamente ganharem participação no mercado. Com o amadurecimento da indústria, agora é muito mais difícil para as start-ups ganharem espaço.
James Simmonds, diretor de bebidas da UHY Hacker Young, diz: “Não estamos dizendo que o mercado está encolhendo, apenas o número de players está se consolidando e o crescimento de vendas será mais difícil de se comprar.”
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“As cervejarias artesanais precisam garantir que seu modelo de negócios seja sustentável e lucrativo em um estágio anterior, e não apenas confiar na ideia de que conseguirão crescer constantemente longe do problema”.
“As cervejarias multinacionais não podem mais contar com o tradicional mercado de cerveja para expandir ainda mais. As grandes corporações continuarão a buscar novos produtos de nicho com alto potencial de crescimento para impulsionar suas receitas e lucros ”.
“Com os supermercados oferecendo espaço limitado nas prateleiras e uma rotação lenta das marcas, as pequenas cervejarias artesanais precisarão inovar para entrar no mercado.”
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Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.