Quase 15 anos após lançarem a sua primeira IPA, a cervejaria escocesa Brewdog renovou completamente sua identidade visual e segundo uma postagem do twitter oficial da empresa “inicia um novo capítulo de sua história”
Com 4 cervejarias (Escócia, EUA, Alemanha e Austrália), mais de 100 bares, 2 mil funcionários, mais de 130 mil investidores de rodadas de equity crowdfunding e já presente na lista das marcas mais valiosas de cerveja do mundo a Brewdog vai trilhando o caminho de uma cervejaria global.
A renovação de seu visual (a segunda de sua história) destacado em embalagens e diversos outros pontos de contato é uma das páginas planejadas para encaminhar a continuidade do crescimento da cervejaria, que também investe no ramo de hotelaria e destilados.
O novo visual da Brewdog passa a impressão de que o espírito revolucionário e sarcástico da marca foi convidado a se tornar mais harmônico e suave, algo que fica mais evidente no carro-chefe Punk IPA
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No design dos rótulos o fundo com sobreposições e contrastes e a tipografia na vertical foi trocado por transições de tons mais suaves e nomes agora na horizontal, sendo mantidos os esquemas de cores anteriores de cada produto das linhas da cervejaria.
A ambição da escocesa de se tornar uma marca cada vez mais global sempre foi muito clara e nessa direção, além da busca por um visual mais palatável por uma maior audiência, uma outra questão foi endereçada de maneira mais coordenada: a sustentabilidade ambiental.
Batizado de “Brewdog Tomorrow“, o novo projeto de sustentabilidade foi anunciada junto ao rebrand da marca. O plano engloba uma série de iniciativas e está dividido em seis etapas que incluem desde o reuso de latas até o encaminhamento de cerveja fora do padrão para a produção de vodka, ao invés de descartar, vamos destilar anunciou a cervejaria.
A ação parece diferente de outras da companhia que, com o objetivo de expor a marca, miravam mais em gerar espanto e alvoroço do que efeitos práticos valorizados pela sociedade contemporânea, no que poderia ser considerado que a Brewdog está migrando para se posicionar agora como uma “rebelde com causa”.
As demandas circunscritas aos grandes negócios estão na lista do dia da Brewdog. Se comunicar com grandes audiências e mostrar relevância na resposta aos impactos resultantes do suas atividades foram mais uma etapa nos planos ambiciosos da escocesa.
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Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.