O Brewteco, rede de bares que conta com diferentes unidades na cidade do Rio de Janeiro está fazendo sua primeira incursão na produção de cervejas com a aquisição da fábrica da cervejaria Marmota.
A empresa tem investido em sua expansão nos últimos anos e conta com uma linha de cervejas próprias que agora poderão ser produzidas pela própria marca.
O Brewteco, além das cervejas próprias, oferece uma variedade de rótulos de diferentes cervejarias artesanais e também cervejas premium dos grandes grupos.
Com sua estratégia de oferta e um posicionamento que busca reforçar um ‘espírito carioca’ em seu serviço o Brewteco ganhou um público bastante amplo, indo além do mais focado em cervejas artesanais.
Leia mais:
Prefeitura do Rio dá 920 mil para cervejarias ocuparem centro histórico
O que esperar do mercado de cerveja em 2021
Com 10 anos de operação, o Brewteco se expandiu ao longo deste período de um pequeno bar no bairro do Leblon, zona sul do Rio, para uma rede de um total de 5 casas em diferentes pontos da cidade.
A fábrica/bar da Marmota foi inaugurada em 2020, a cervejaria já atuava através de terceirização da produção desde 2015, tendo sido criada dentro de um boom de cervejarias ciganas cariocas. Muitas destas realizavam seus lançamentos dentro do próprio Brewteco.
O empreendimento adquirido possui um espaço de 450 metros quadrados e conta com sala de brassagem com cozinha tribloco e adega com dois fermentadores de 2 mil litros e quatro de mil litros.
A marca Marmota não fez parte da transação e deve entrar uma fase de standby.
O centro do Rio, área próxima à fábrica, está recebendo incentivos da prefeitura do Rio para criação de um Polo turístico cervejeiro.
O bar anexo a cervejaria tem capacidade para atender cerca de 60 pessoas e taproom com 20 torneiras, localizado dentro do bairro boêmio da Lapa.
O antigo bar/cervejaria da Marmota será a sexta unidade do Brewteco, sendo a primeira que contará com uma unidade de produção anexa.
Chama a atenção que a expansão do Brewteco prosseguiu mesmo durante a pandemia quando compraram um tradicional bar no bairro da Gávea, onde adicionalmente investiram num terraço com posicionamento mais sofisticado e dedicado a coquetéis, chamado Rufi.Bar.
A rede de bares cariocas deve abrir ainda mais duas unidades em 2023 e também tem o projeto de se expandir para São Paulo.
Com o investimento, o Brewteco passará a contar com uma produção dentro da cidade do Rio de Janeiro para a sua linha de cervejas próprias presentes no menu de seus bares.
Anteriormente essa linha de cervejas era produzida num sistema parcialmente tercerizado em cervejarias localizadas em cidades do interior do estado do Rio.
A antiga fábrica da Marmota ganhará novos tanques que permitirão um alcance de capacidade condizente com a demanda das cervejas de linha do Brewteco e ainda poderá eliminar custos relacionados ao transporte e otimizar sua distribuição dentro da cidade.
Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja
Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.