Cervejaria carioca Dr Otto cria crowdfunding de cerveja criada junto do público

A cervejaria Dr Otto cria projeto de crowdfuning buscando engajamento através de convite para que o público opine na receita da cerveja

Crowdfundings são sempre oportunidades de realização de vendas antecipadas ao mesmo tempo em que se gera engajamento com o púbico consumidor, e o sucesso destes projetos dependem da combinação desses dois aspectos.

A cervejaria carioca Dr Otto decidiu investir em seu próprio crowdfunding com o diferencial de convidar o público para participar da etapa de criação da cerveja a ser utilizada como premiação dos participantes.

A Cavalo de Troia, nome dados a cerveja, é uma cerveja colaborativa da cervejaria com os seus consumidores. Uma Imperial Stout cujo o crowdfunding já está aberto a participação pelo site drotto.beermind.com.br e será produzida no início de novembro. As entregas terão início no fim do mesmo mês.

Todos os seguidores da página do Instagram cervejaria (@drottobeer) puderam decidir sobre o teor alcoólico da cerveja e o perfil sensorial da base (RIS ou Pastry Stout). Na etapa seguinte estão sendo os escolhidos os adjuntos que serão utilizados para as diferentes versões da cerveja onde só participam pessoas que já adquiriam as cotas na página do projeto.



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Entre as opções de adjuntos estão maple, café e cumaru, por exemplo que serão decididas através de questionários. Serão lançadas três versões dessa Imperial Stout, além da base, totalizando quatro cervejas diferentes.

Além da cerveja, os diferentes kits de premiação dos participantes do crowdfunding podem incluir diversos itens com a marca da Dr Otto.

Os pacotes do crowdfunding já estão disponíveis e há opções para todos os tamanhos de bolso (pacote mais simples sai por R$ 15 e o mais caro por R$ 499), que contam com diversos itens da marca como pôster do rótulo, taça snifter de cristal ecológico de 690ml, abridor de garrafas metálico, camisetas e bolachas de chope.

Além dos pacotes para os consumidores, existem também dois pacotes para clientes pessoa jurídica, um com latas e o outro com barris de chope visando dar a oportunidade para que pontos de venda possam adquirir os produtos exclusivos.

O ano de 2020 está sendo marcado pela utilização de crowdfunding por pequenas cervejarias artesanais no mundo inteiro como forma de busca de uma participação ativa de contribuição do público enquanto os negócios navegam pelos obstáculos provocados pela pandemia.

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Sobre o autor

Felipe Freitas é engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação Tecnológica pela EQ/UFRJ e analista do mercado de cervejas.