Carrefour lança marca própria no segmento de cervejas artesanais

Publicidade
Acompanhando tendência de mercado e estratégia internacional o Carrefour lança sua marca própria de cerveja artesanal no Brasil

O Carrefour, maior rede de supermercados do Brasil em faturamento, lançou sua marca própria de cervejas artesanais batizada com o nome de Nauta. A produção é realizada em duas cervejarias diferentes, a Way Beer de Curitiba (PR) e a Startup Brewing em Itupeva (SP)

O movimento do Carefour segue ao de seu maior concorrente, o Grupo Pão de Açúcar (segundo colocado em faturamento entre redes de supermercados nacionais) que lançou sua marca própria de cervejas artesanais no final do ano passado.

Publicidade

A tendência do investimento de grandes grupos do varejo em marcas própria de cerveja é mundial e reflete o crescimento do público que têm buscado de forma gradual e consistente um aumento de consumo de cervejas de maior valor agregado.

Entre os exemplos internacionais desta estratégia estão o Walmart nos EUA e o próprio Carrefour que possui marcas próprias de cerveja artesanal em países como Espanha, França e Bélgica.


Leia mais:

Maniacs cresce em 20% nos Off Trade durante a crise com estratégia própria para o canal


Pão de Açúcar lança linha própria de cervejas artesanais com meta de alcançar 25% das suas vendas


Diferente do Pão de Açúcar, que investiu em apenas quatro rótulos, as cervejas próprias do Carrefour apresentam um portfólio mais amplo e a empresa criou duas familias de produtos, uma linha em garrafa (500 ml) que ficou sob responsabilidade da Way Beer e outra linha em latas (350 ml) cujo a produção fica na Startup Brewing, demonstrando buscar uma faixa de interesse de público mais diversificado.

Os estilos escolhidos para a Nautatambém compreendem Bohemian Pilsner, IPA; Irish Red Ale, Weissbier, Blond Ale e Amburana Ale entre as garrafas e Witbier, Saison, IPA, e Session IPA e Porter com toques de coco e chocolate nas latas.

“A cerveja é uma das bebidas preferidas dos brasileiros e uma das mais consumidas no País. Além disso,a procura pelas linhas artesanais tem aumentado, com o consumidor cada vez mais preocupado em comprar cervejas de boa qualidade, a um preço justo. Assim, vimos a necessidade de uma marca própria de cervejas artesanais”, comenta o diretor comercial de Marca Própria do Grupo Carrefour Brasil, Allan Gate.

Marcas próprias desempenham um papel importante no grande varejo, pois são mais rentáveis para essas empresas e permitem uma ação direta sobre os produtos e estratégias de promoção conforme hábitos de consumo de seus clientes se modificam, o que se tornou uma atividade mais assertiva com a utilização de análise de dados e inteligência artificial sobre os registros de compras do consumidor final.

Como o grande varejista garante uma escala competitiva da logística desde a produção até a chegada a gôndola, os produtos próprios permitem uma estratégia agressiva de preços. No caso da marca de cervejas Nauta os preços praticados pelo Carrefour são de R$ 7,99 para as latas e R$ 11,99 para as garrafas, o que posiciona os produtos numa faixa próxima a das cervejas artesanais do portfólio dos grandes grupos Ambev, Heineken e Petrópolis.

O Carrefour espera obter uma participação de 10% da categoria das cervejas artesanais de sua rede e os produtos poderão ser encontrados em todas as 250 lojas do grupo, independentemente do formato.

Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja

Sobre o autor

Felipe Freitas é engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela EQ/UFRJ
Sommelier e especialista em marketing de cervejas