Cervejaria catarinense recebe R$ 2,5 milhões para investir em expansão

Cervejaria catarinense Millebier recebe investimento da Nexpon, braço de investimento do grupo NSC, para ampliar publicidade e reconhecimento da marca de cerveja

A Mille Bier, cervejaria criada em 2018 na cidade de Joinville em Santa Catarina, está recebendo o investimento do grupo de mídia catarinense catarinense NSC, através do seu braço de investimento chamado Nexpon.

O Nexpon tem colaborado para a diversificação de mercados de atuação da NSC, sendo que a cervejaria Mille Bier é o seu primeiro investimento no mercado de bens de consumo. A modalidade principal utilizado pela empresa em seus investimentos é o Media for Equity.

O setor cervejeiro brasileiro cresceu 11,6% em 2022, chegando a 1.729 cervejarias registradas no país, segundo o Anuário da Cerveja, divulgado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em julho de 2023. O potencial do mercado, a vocação histórica de Santa Catarina no segmento de cervejarias artesanais e a representatividade das micro, pequenas e médias cervejarias, que desenvolvem uma cadeia de valor relevante para estados e municípios, estão entre os indicadores de sucesso que motivaram a Nexpon a fazer seu primeiro aporte em uma indústria de bens de consumo.

O braço de investimento da NSC firmou contrato de Media for Equity (M4E) com a Mille Bier no valor de até R$ 2,5 milhões em mídia e demais recursos não financeiros de comunicação e marketing, que serão realizados ao longo de 36 meses.


Leia mais:

Brewteco compra fábrica da cervejaria Marmota no Rio


O que esperar do mercado de cerveja em 2023


No modelo de media for equity uma empresa oferece participação societária em troca de inserções de mídia e publicidade promovidas por outra pessoa física ou jurídica. Neste caso, a Nexpon ganhou uma fatia da Mille Bier através de um contrato de investimento em mídias para a cervejaria

Com o movimento, a Nexpon contabiliza oito empresas investidas no portfólio e acelera a busca por negócios B2C, sendo que a meta é fechar o ano de 2023 com até 12 empresas aportadas.

Santa Catarina é o quarto estado brasileiro em número de cervejarias, mas o primeiro em número de habitantes por cervejaria, com cerca de 34 mil pessoas para cada fábrica de cerveja. Joinville e Blumenau são as duas cidades com maior numero de cervejarias do estado.

“O Brasil é o terceiro maior produtor de cerveja do mundo, atrás da China e dos Estados Unidos, e Santa Catarina tem uma forte tradição de produção e consumo da bebida. Acredito que nossa expertise em comunicação e marketing e a autoridade dos nossos canais de mídia serão diferenciais competitivos importantes para o plano de crescimento da MILLEBIER”, aponta o diretor executivo da Nexpon, Bruno Watté. 

Investimento em mídia busca ampliar faturamento da Mille Bier

A Millebier foi inaugurada em 2018 por 4 sócios com produção de cerca de 10 mil litros por mês. Em cerca de 4 anos a cervejaria avançou sua expansão de produção e desde 2022 conta com uma nova fábrica mais moderna e com capacidade de produção de até 500 mil litros por mês. A produção atual da Millebier está em R$ 150 mil litros mensais.

O investimento em mídia promovido pela Nexpon dará a Millebier uma maior visibilidade e reconhecimento por todo o estado de Santa Catarina. Além de distribuição, a Millebier trabalha com duas casas próprias localizadas em Joinville com bar e restaurante onde realiza suas vendas diretamente para o público

Vantagem competitiva do investimento da Nexpon na Millebier

A Nexpon surgiu em julho de 2022, como uma spin-off da NSC, empresa de mídia com quase 45 anos de mercado, afiliada da Globo em Santa Catarina e integrante de um dos maiores conglomerados empresariais do país, o Grupo NC. A organização aposta no know-how e autoridade no desenvolvimento de estratégias comunicação e marketing para o desenvolvimento e fortalecimento de marcas. 

“A mídia é apenas uma das nossas entregas, pois existe um diferencial ofertado às empresas do nosso portfólio, baseado em outros recursos não financeiros, como conexão com executivos experientes e especialistas, transferência da expertise no planejamento e gestão de campanhas de comunicação e marketing, acesso a redes de relacionamento comercial, pesquisas e dados, entre outros”, explica Watté. O M4E é atualmente a principal modalidade de investimento utilizado pela empresa, porém, a Nexpon também utiliza de outras modalidades como joint ventures e venture building.

Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja

Publicidade
Publicidade

Sobre o autor

Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.