Cervejaria Dádiva investe em linha de estilos clássicos

Cervejaria Dádiva cria nova linha dedicada a oferecer estilos clássicos como opção para o público

Nos últimos anos o mercado de cervejas artesanais no Brasil viu crescer, principalmente nos grandes centros, a dinâmica de constantes lançamentos de produtos que buscam apresentar continuamente alguma carga de experimentação com novos ingredientes para os consumidores.

Nesse contexto a cervejaria Dádiva, de Várzea Paulista (SP), decidiu lançar sua nova linha Classic Styles exatamente para o público que sente falta de encontrar nas prateleiras estilos de cervejas tradicionais com boa execução em sua fabricação.

A nova linha da Dádiva conta inicialmente com uma Berliner Weisse e uma Irish Red Ale, sendo o próximo rótulo a se juntar a estes uma English Pale Ale, todos em lata de 330 ml e com preço sugerido de R$ 14,00.

A Berliner Weisse, como seria esperado, vem em receita sem fervura ou adjuntos. Uma cerveja rústica, de baixo teor alcóolico (3,4% ABV), coloração amarelo palha e levemente turva. Ela traz leve acidez e, ao final, percebe-se um toque cítrico e suavemente lático.


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A Irish Red Ale da linha Classic Styles da cervejaria Dádiva tem 4,2% de teor alcoólico e coloração cobre/avermelhada. É uma cerveja equilibrada, com final seco e que traz, em primeiro plano, aromas e sabores da base de maltes que remetem a caramelo e sutil tosta. Lúpulos ingleses conferem a ela um leve toque terroso.

“Brincar com receitas e testar processos de produção é algo que todo cervejeiro quer (e deve) fazer. Mas produzir uma cerveja clássica de qualidade, destacando o melhor de cada estilo, também é desafiador. Temos, hoje, uma variedade grande de cervejas inusitadas no mercado. Nós, mesmos, produzimos diversas delas e é muito bacana. Mas, não podemos esquecer da qualidade das tradicionais e de como é bom encontrar uma cerveja tradicional, gostosa, leve e direta”, afirma Victor Marinho, sócio e mestre cervejeiro da Dádiva.

A evolução do portfólio da Dádiva já passou por diversos momentos. A cervejaria que iniciou sua trajetória com uma Premium Lager e Munich Dunkel foi aos poucos modificando sua estratégia de mix de produtos estabelecendo uma dinâmica com rótulos de linha, rótulos sazonais e também rotulos de edição limitada atacando várias possibilidades disponíveis dentro do mercado.

Junta-se a isso a conjugação de uma estratégia mais complexa de embalagens para identificar o posicionamento de cada uma destas famílias de produtos dentro das ofertas da cervejaria, algo que foi evoluindo gradativamente e soube explorar os diversos momentos de mercado recentes da cerveja artesanal no Brasil que ganhou uma dinâmica muito acelerada de tendências.

A linha Classic Styles parece vir para criar um segmento que consolida as ofertas de base deste portfólio, enquanto comunica a marca que a Dádiva soube construir dentro dos seus 6 anos em grande parte pela gestão criativa do seu mix de produtos.

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Sobre o autor

Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.