No fim de maio, Grimbergen, conhecida por suas deliciosas e refrescantes cervejas de estilo belga, abre as portas para o futuro da cerveja belga ao revelar sua nova cervejaria inovadora dentro da famosa Abadia de Grimbergen, próxima a Bruxelas, Bélgica .
A Grimbergen Abbey ganhou uma cervejaria de última geração que trará a cerveja de volta ao ponto em que tudo começou quando a abadia foi fundada há quase 900 anos. É também a primeira vez em 200 anos que cervejas são produzidas dentro das paredes da abadia, com a interrupção da fabricação de cerveja depois que o prédio foi destruído durante a Revolução Francesa.
O retorno da produção de cerveja dentro da abadia havia sido anunciada em 2019 com os padres da Grimbergen tendo um papel fundamental na concretização deste projeto para contiuar o legado de gerações anteriores, sendo o padre Karel Stautemas o escolhido para gerir a produção de cervejas
“A nova microcervejaria é um lugar para reacender as tradições do passado, tal como o nosso símbolo, o Pheonix, sempre temos a força para voltar a subir, mas também para acrescentar novos pensamentos. Queremos combinar nossa experiência, quase nove séculos dela, com inovação em busca das mais deliciosas e exclusivas novas cervejas. Acho que a microcervejaria nos permite fazer isso, explorar e experimentar estilos e ingredientes de uma forma realmente empolgante. ” declarou o padre Karel sobre o retorno da cervejaria na Abadia.
Leia mais:
Lohn Bier amplia sua capacidade de produção para 450 mil litros
O que esperar do mercado de cerveja em 2021
Quando a Abadia foi dissolvida e finalmente destruída durante a Revolução Francesa, a fabricação de cerveja no local pelos Padres foi interrompida pela terceira vez em sua história. Duas vezes antes, ela foi destruído durante períodos conturbados, mas se recuperou. A Revolução deixou cicatrizes duradouras. Dormente por séculos, a marca renasceu em meados do século XX, quando a Abadia licenciou seu nome para uma cervejaria local na Bélgica.
A popularidade da marca cresceu e acabou sendo adquirida em 2008 pela Carlsberg, a quarta maior fabricante de cerveja do mundo. que distribui os produtos da Grimbergen a nível global e é responsável por viabilizar o projeto da microcervejaria na abadia.
A Cervejaria da Abadia servirá como um centro de inovação, combinando tradições cervejeiras extraídas dos livros antigos da biblioteca da abadia com técnicas novas e inovadoras para criar lotes exclusivos de edição limitada de cervejas premium excepcionais.
[Continua após o vídeo]
Falando sobre o lançamento da cervejaria, Cees ‘t Hart, CEO do Carlsberg Group, disse: “É um prazer estar aqui no início do próximo capítulo de Grimbergen e experimentar o que acreditamos que irá enriquecer o futuro da cerveja belga.
“Grimbergen está no centro de nosso portfólio crescente de cervejas artesanais e especiais e está contribuindo para o forte crescimento de dois dígitos que estamos observando na categoria. A nova cervejaria Abbey é um passo importante para continuarmos desenvolvendo nossas cervejas especiais para atender à crescente demanda mundial. Acreditamos que esta bela cervejaria Abbey nos levará, e bebedores de cerveja ao redor do mundo, em uma incrível jornada de descoberta de sabores.” complementou ele
O mestre cervejeiro francês Marc-Antoine Sochon, um prodígio francês de 28 anos que começou a fabricar cerveja na garagem de seus pais e desde então passou a estudar tanto a fabricação de vinho quanto a fabricação de cerveja, também esteve fortemente envolvido em dar vida à nova cervejaria.
“Agora estamos fabricando cerveja na abadia pela primeira vez novamente em mais de 200 anos, uma grande festa para os Padres, para a comunidade Grimbergen e para todos aqueles que amam a cerveja Grimbergen. Essas novas cervejas proporcionarão aos fãs de Grimbergen e outros a chance de viajar por novos sabores e sabores incríveis que só poderiam ser concebidos nos arredores exclusivos da Abadia de Grimbergen.” declarou Sochon sobre a nova fase da Grimbergen
A Grimbergen Abbey Brewery também possui um bar e restaurante no local, dando aos visitantes a oportunidade de saborear as cervejas ricas e combiná-las com os pratos do restaurante Fenikshof. Ainda neste ano, Grimbergen também abrirá um Centro de Experiência de Cerveja que dará aos visitantes a oportunidade de mergulhar na rica herança de Grimbergen e na magia por trás de sua inovação.
Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja
Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.