Cervejaria de SC ganham programa para entrar no mercado internacional

Programa do Sebrae SC qualifica cervejarias artesanais do estado para criarem um fluxo de exportação competitivo no mercado externo

Cervejarias de Santa Catarina estão começando a buscar planejamento realizar operações estrturadas no mercado externo de cerveja através de um projeto liderado por um grupos de instituições do estado.

Ao todo 18 cervejarias catarinenses irão participar entre os dias 19 e 23 de julho da maior rodada internacional do setor cervejeiro, uma iniciativa do programa Go to Market 2021 desenvolvido pelo Sebrae/SC em parceria com a Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc). Além das cervejarias também estarão envolvidos no evento 12 importadores de quatro países da América Latina: Argentina, Uruguai, Paraguai e Peru.

Planejamentos de preço, embalagem, logística e promoção de produtos são apenas alguns dos tópicos que precisam de um tratamento diferenciado quando se pensa em internacionalizar de maneira consistente uma marca.

O estado de Santa Catarina é o quarto em número de cervejarias registradas no Brasil, de acordo com os números publicados neste ano pelo Ministério da Agricultura. O crescimento médio do estado em registro de novas fábricas de cerveja está acima de 30% nos últimos três anos


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O projeto Go To Market é uma iniciativa do Sebrae-SC com apoio da Associação Blumenauense de Turismo, Eventos e Cultura (Ablutec). Nele cervejarias do Estado participaram de rodadas de negócio sendo colocadas em contato com importadores de outros países da América Latina. Esta é uma oportunidade para estreitar relações e e visualizar oportunidades de exportações para o futuro.

O movimento de crescimento de microcervejarias, assim como na região sul se iniciou há mais tempo do que que em outras regiões do Brasil. O estado se destaca também por ter a maior média de habitantes por cervejaria registrada do país com 41,4 mil habitantes por fábrica.

No Go To Market do Sebrae SC uma série de conteúdos desenvolvidos para as cervejarias serão apresentados visando aumentar a competitividades das marcas no mercado internacional.

“O Programa Go To Market é uma das apostas da Gerência de Internacionalização do Sebrae/SC, que constantemente vem propondo ações efetivas para ampliar a área de atuação de micro e pequenas empresas catarinenses que desejam expandir seus negócios para fora do Brasil, bem como para aumentar a sua competitividade nacional. A rodada de negócios internacional voltada ao setor cervejeiro permite que eles possam dar esse grande passo, se sentindo preparados, confiantes e tendo segurança sobre os processos de internacionalização aprendidos durante a capacitação”, afirma o gerente de Internacionalização do Sebrae/SC, Filipe Gallotti.

Uma pesquisa realizada pelo Observatório de Negócios do Sebrae/SC buscou identificar dados estratégicos sobre o mercado cervejeiro em Santa Catarina. A maioria dos entrevistados (10,45%) possui e/ou trabalha em cervejarias na cidade de Blumenau, em seguida, aparecem as cidades de Florianópolis, Tubarão e Joinville, todas representando 7,46%. Os resultados demonstram que Blumenau, com a cultura alemã, é uma cidade de destaque no mercado cervejeiro, Além disso, sedia eventos como a Oktoberfest, o Festival Brasileiro da Cerveja e o Concurso Brasileiro de Cervejas. 

“Resolvemos participar do Programa Go To Market para entender um pouco como funciona o mercado externo e abrir portas para perspectivas futuras, em colocar nosso produto no mercado internacional e medir a aceitação lá no exterior. Achamos muito interessante essa iniciativa do Sebrae/SC” comentou o sócio-proprietário da cervejaria Kairós de Florianópolis, Ricardo Rosa.

A cervejaria Kairós, assim como outras participantes do Programa, recebe capacitação para compreender os processos no mercado internacional. “É um negócio totalmente novo para nós, mas é muito interessante que é muito mais próximo da realidade do que esperávamos. Não é inviável, e com conhecimento, uma boa assessoria e capacitações, como o Programa Go To Market tem oferecido, somos impulsionados, orientados e preparados para colocar nosso produto no mercado externo”, afirma Ricardo. 

O Programa Go to Market, iniciativa do Sebrae/SC e Fiesc, procura estimular a corrente internacional dos micro e pequenos negócios, seja na importação ou na exportação, e desenvolver a competitividade das empresas de forma sustentável, de forma a ampliar a sua rentabilidade.

O Programa tem duração de um ano e encerra suas inscrições em Julho de 2021, para os empresários que têm interesse em participar devem fazer a inscrição no http://sebrae.sc/scmaisglobal.

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Sobre o autor

Felipe Freitas é engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação Tecnológica pela EQ/UFRJ e analista do mercado de cervejas.