Cervejaria Dogma ganha nova fábrica de R$ 2 milhões em São Paulo (com infográfico)

Cervejaria Dogma inicia nova etapa de seu modelo de negócios com nova fábrica e também dois novos bares na capital paulista. Veja infográfico sobre a evolução da marca.

As novas inaugurações de cervejarias na cidade de São Paulo acabaram de ganhar um nome de peso com a divulgação da cervejaria Dogma da finalização da construção de sua nova fábrica localizada na capital paulista.

Localizada no bairro da Mooca, a fábrica foi anunciada no final de 2019 e revelava mais um capítulo de uma das cervejarias que pertencem a uma segunda fase do chamado movimento de cervejarias artesanais no Brasil, que entre suas características contou com um grande número de entradas de cervejarias ciganas.

A Dogma iniciou com este modelo que utiliza produção 100% terceirizada e a partir dali iniciou um trajetória de exploração de diferentes modelos de negócio que serão apresentados num infográfico a seguir desta publicação.

O caso da Dogma, sob um ponto de vista analítico, é muito interessante pois resume numa mesma marca uma série de tendências que eclodiram no mercado brasileiro de pequenas cervejarias artesanais nos últimos cinco anos e permite visualizá-los todos num mesmo contexto.


Leia mais:

Catalisi Entrevista Bruno Moreno – Cervejaria Dogma


Latas ganham espaço em brewpubs, tendência que deve durar


A ligação da cerveja caseira com cervejarias ciganas, a invasão do estilo IPA, que ganhou um capitulo a parte com as New England IPAs, a produção própria de cerveja através de taprooms e a criação de um sistema de franquias para ampliar uma marca que conseguiu ganhar repercussão estão entre as diversas faces que a Dogma buscou explorar nos últimos anos.

A nova fábrica, que é resultado de investimento de R$ 2 milhões, tem 1200 m² e está apenas aguardando autorizações fiscais para entrar em operação, a previsão é que as produções comecem ainda em Dezembro.

A cervejaria possui capacidade de produção de 50 mil litros por mês conta também com uma unidade de maturação em barris de madeira com temperatura e umidade controladas. A intenção é dar continuidade nos programas de cervejas em barril e nos drinks prontos, como o já lançado Negroni.

Outro anúncio realizado foi de que a Dogma passará a ter dois novos bares em janeiro na capital paulista, um no bairro do Jardins e outro no Itaim Bibi com 15 torneiras de chopes variados voltando a ter todo o catálogo de sazonais e colaborativas que sempre foram um grande diferencial da marca.

Além dos dois, a Dogma mantém um projeto de expansão para cidades consideradas polos cervejeiros no estado de São Paulo e demais capitais brasileiras através de um sistema de franquias buscando expansão da cervejaria pelo país.

A Catalisi preparou um infográfico que resume o percurso de modelos de negócio que a Cervejaria Dogma explorou nos últimos cinco anos, veja abaixo.
[Clique na imagem para vem ampliado]

Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja

Sobre o autor

Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.