Cervejaria Escafandrista: Cacau Amazônico é destaque de nova série especial de cervejas

Foto: Mídias sociais da cervejaria Escafandrista

Cervejaria paulista Escafandrista lança série especial de Imperial Stouts com cacau amazônico selvagem e outros ingredientes da biodiversidade brasileira

A cervejaria paulista Escafandrista, focada no mercado de cervejas ‘high end’, está lançando uma nova série cervejas de produção limitada onde o grande destaque é o cacau nativo da Amazônia.

Chamada de Ouro Negro, a série de cervejas da Escafandrista explora uma oportunidade ainda nascente no mercado nacional, de cervejas de série extremamente limitada que utiliza ingredientes nobres, porém ainda pouco conhecidos que estão presentes na biodiversidade brasileira.

O mercado de cervejas high end possui entre as suas características a grande quantidade de lançamentos, formando um portfólio extenso de cervejas que são produzidas em sua maioria uma única vez e costumam buscar elementos que apelem para uma experiência única.

New England IPAs, Sours e Imperial Stouts são os estilos mais comuns entre as cervejas lançadas quase que semanalmente neste nicho do mercado de cervejas artesanais, que ao mesmo tempo são produtos e oportunidade promocional para destacar a cervejaria, dado a expectativa que despertam.


Leia mais:

Startup Brewing se funde a CBCA que pretende fatura R$ 70 Mi em 2022


Brasil amplia seu uso de latas vendendo 1,65 bilhão de unidades em 2021


Na série Ouro Negro a Escafandrista utilizou o estilo Imperial Stout para criar um kit que contém, além de quatro cervejas, uma taça e chocolates 70% cacau da Amazônia da marca especializada Luisa Abram. As variedades de cacau utilizadas na serie de cervejas são selvagens, nascendo espontaneamente em toda a extensão da floresta amazônica.

O cacau nativo da Amazônia, menos popular que famoso cacau baiano, tem ganho cada vez mais reputação. Populações regionais, formada em grande parte por ribeirinhos, aprendem a valorizar essa cultura para gerar renda e ao mesmo proteger a floresta, ambiente que contém as condições para produção desse insumo diferenciado.

Biodiversidade brasileira são grande oportunidade para cervejas high end

Ingredientes típicos produzidos em pequenas quantidade e com sensorial diferenciado presentes na imensa biodiversidade brasileira são uma grande oportunidade para criação de cervejas para o mercado high end que demanda experiências singulares e cujo o alto preço permite produção em pequenos lotes.

Na Ouro Negro, além do cacau da Amazônia, uma série de outros ingredientes emprestam sofisticação e identidade para série especial desenhada pela cervejaria.

Estão entre eles café maturado em barril de cachaça, licuri e a baunilha da Bahia, além de diferentes madeiras para envelhecimento como castanheira, putumuju e amburana.

“Ouro Negro é nosso primeiro projeto que tem por objetivo contar através das cervejas que criamos, narrativas que falem sobre o tempo, o lugar em que vivemos, e as coisas que são frutos desse lugar. O Brasil é um dos países mais ricos em biodiversidade do mundo, e nossas frutas, árvores e até microrganismos nativos, apresentam um potencial infinito de combinações sensoriais na cerveja.” comentou a Escafandrista a respeito da nova série cervejas.

Os kits da Ouro Negro serão vendidos de forma online diretamente pela Escafandrista em seu site a partir de 20 de junho em lote limitado.

Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja

Publicidade
Publicidade

Sobre o autor

Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.