Cervejaria Invicta buscará expansão através de equity crowdfunding

Cervejaria Invicta de Ribeirão Preto anuncia que se tornará uma S.A. através de equity crowdfunding.

O modelo de equity crowdfunding, que permite que empresas levantem montantes financeiros através da entrada de novos investidores, está se tornando cada vez mais comum entre microcervejarias no Brasil.

A mais nova fabricante de cerveja a anunciar a empreitada é a Cervejaria Invicta de Ribeirão Preto.

Sem informar detalhes por enquanto, a Invicta anunciou a novidade durante a 4ª edição do Invicta Nocaute Festival em comemoração ao aniversário de oito anos da cervejaria, que aconteceu neste sábado, 3 de agosto, em Ribeirão Preto.

“Crescemos um pouco todos os dias, nós aumentamos a capacidade da fábrica de 70 para 150 mil litros, por exemplo. Mas nossa próxima conquista é a mudança da natureza jurídica, que é um projeto pensado por nós há mais de quatro anos”, revelou Rodrigo Silveira, diretor e mestre-cervejeiro da Invicta.

Detalhes sobre o modelo de investimento da Cervejaria Invicta ainda não foram informados

Informações sobre qual plataforma de equity crowdfunding, os objetivos do financiamento e a meta financeira a ser alcançada pelo projeto ainda não foram informadas. Dentro do anúncio oficial da cervejaria os únicos planos revelados são os da expansão das redes de lojas da marca. O processo do investimento possuirá cotas a partir de R$500,00.

“É uma nova fase da Cervejaria onde milhares de pessoas terão a oportunidade de serem donas e defensoras da marca. Chegou o momento, porque estamos consolidados no mercado. Abriremos a primeira loja própria em São Paulo nos próximos 30 dias, mas iremos expandir esse número para cinco”, afirma Rodrigo.

Diferentes de crowdfunding baseado em recompensas, o equity crowdfunding é uma método inovador de captação de recursos onde, através da venda de cotas, empresas com potencial de crescimento abrem oportunidades para angariar novos sócios.

Leia também: Entenda como a 3Cariocas alcançou R$2 milhões numa plataforma de investimentos

Esses investidores aplicam um capital de risco em troca de potenciais retornos do investimento que ocorrem possivelmente através de dividendos (pagos periodicamente de acordo com o lucro da empresa) ou principalmente através da venda de suas ações na empresa, na expectativa que ela se valorize no futuro.

“Não é uma ação de marketing para colocar nome no tanque e oferecer brindes. É uma mudança para que todos sejam donos da Cervejaria Invicta. Quem comprar uma quota terá benefícios de sócio por fazer parte do negócio”, complementa Rodrigo.

Ainda de acordo com o diretor, os investidores receberão sua porcentagem dos dividendos, quando houverem e o investimento será totalmente revertido para melhorias e novas ampliações da cervejaria.

Modelo de equity crowdfunding têm se ampliado entre cervejarias no Brasil

Acompanhando uma tendência internacional, o número de cervejarias brasileiras que têm aberto rodadas de investimento através de equity crowdfunding têm crescido, e o fenômeno foi alvo de reportagem recente no jornal Valor Econômico

O caso internacional mais notável de cervejaria que investe neste modelo é a escocesa Brewdog, que através de rodadas sucessivas de equity crowdfunding têm sustentado sua expansão internacional agressiva.

No Brasil a Invicta é a quinta cervejaria a buscar o modelo de investimento, a última foi a catarinense Sunset Brew que abriu seu equity crowdunfing no mês passado.

Leia também: Sunset Brew miram em alcançar R$ 3,75 em crowdfnding

Os casos das cervejarias brasileiras que procuraram esse tipo de crowdfunding já apresentam uma diversidade de formatos, metas, regiões, estágios de amadurecimento e modelos de negócio.

A Invicta surgiu em agosto de 2011 em Ribeirão Preto, através do mestre-cervejeiro Rodrigo Silveira e seu sócio Ismael Joaquim da Silva. Atualmente a cervejaria, além de seus rótulos próprios, também produz e comercializa marcas das cervejarias Urbana e 2 Cabeças num modelo de terceirização.

Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja

Sobre o autor

Felipe Freitas é engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela EQ/UFRJ
Analista de comercialização e logística, sommelier e especialista em marketing de cerveja.