Cervejaria Masterpiece passará a utilizar apenas lúpulo brasileiro em seus produtos

Cervejaria Masterpiece, localizada no Rio de Janeiro, estabeleceu um projeto de parceria para utilizar lúpulo brasileiro em todas as suas cervejas

A cervejaria Masterpiece, localizada em Niterói cidade da região metropolitana do Rio de Janeiro, anunciou que está iniciando um projeto para migrar praticamente toda a sua produção para passar utilização de lúpulo brasileiro.

Essa mudança está sendo viabilizada através do início de uma parceria da cervejaria fluminense com um produtor de lúpulo nacional o que permitirá a utilização de lúpulo mais fresco em suas receitas.

A Masterpiece, inaugurada em 2020, passou no ano passado por uma fusão com a cervejaria Máfia, também de Niterói, e tem buscado se expandir através da construção de uma rede de bares próprios.

A cervejaria tem destacado constantemente também os seus projetos ligados a sustentabilidade ambiental. A marca se tornou a primeira fábrica de cerveja do Brasil a possuir a certificação internacional B Corp, que atesta a excelência na gestão socioambiental de empresas.


Leia mais:

Lohn Bier amplia sua capacidade de produção para 450 mil litros

praya-puro-malte-long-neck
Praya Puro Malte: Better Drinks investe R$ 2,5 milhões em novo rótulo


A utilização de lúpulo nacional, além de fortalecer uma cadeia agrícola em início de trajetória no Brasil, também está ligado às medidas da agenda sustentável da cervejaria.

Este projeto está sendo viabilizado através de uma parceria com o produtor Lúpulo Brava Terra, localizado na cidade de Fartura no estado de São Paulo e buscará migrar praticamente todas as suas receitas da Masterpiece para utilização de lúpulo brasileiro.

“Passaremos a utilizar lúpulo mais fresco do que os importados, isso é algo importantíssimo e que faz muita diferença para a cerveja.” comentou André Vale sócio fundador da Masterpiece.

Um dos itens do planejamento estratégico de sustentabilidade da cervejaria é a utilização de insumos nacionais. A Masterpiece possui parcerias com outros fornecedores como a Agrária (malte) e a LevTek (leveduras). Ainda faltava um fornecedor que pudesse estar suprindo lúpulo de qualidade e na mesma forma que os importados, ou seja, de forma fresca e peletizada.

Na fazenda Barra Grande, onde fica localizada a Brava Terra, atualmente, são cultivados 0,6 hectares de produção de lúpulo, mas uma área de 10 hectares já está em processo de preparo para a expansão do cultivo, sendo que a fazenda possui uma área total de 600 hectares, ou seja, um potencial de expansão ainda muito grande a ser explorado.

Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja

Publicidade
Publicidade

Sobre o autor

Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.