Cervejaria mineira focada em eventos se reinventa para chegar ao público

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A Cervejaria OFF de Minas Gerais precisou redesenhar totalmente suas operações focadas em eventos para continuar se desenvolvendo no mercado atual.

A cervejaria artesanal OFF Beer foi criada na cidade de Viçosa, em Minas Gerais, com uma grande vantagem no seu ponto de partida. Iniciada a partir de sócios que já possuíam empresas de eventos, a produção de cerveja veio atender uma demanda já conhecida dentro das operações existentes.

Com isso montaram um modelo utilizando produção terceirizada com envase exclusivamente em barris e alcançaram bons resultados na Zona da Mata mineira, casando a realização de eventos com uma marca de cerveja própria com vendas diretas ao consumidor.

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A cervejaria, que enfrentou as dificuldades relativas a qualquer nova empresa, focou em construir uma marca acessível e pensada para comunicar um estilo de vida que cultive celebração o que se traduziu em um crescimento de vendas consistente até se deparar com a pandemia que atacou diretamente seu modelo de negócios.

“Pouco mais de um ano depois do lançamento da OFF sentimos que era a hora de levar a marca para o principal mercado de Minas Gerais, Belo Horizonte. Foi aí que surge então a pandemia, o maior desafio que encontramos até então” analisa a Rodrigo Santana um dos fundadores da cervejaria.


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Nesse momento de incerteza sobre como encarar a nova realidade, a OFF contou com um ponto que considerou como um diferencial, a qualidade do seu time. A equipe trouxe um série de iniciativas baseadas em fundamentos de inovação e baseadas em dados para trazer soluções visando se adaptar aos novos tempos.

Em duas semanas a cervejaria apresentou um novo produto que foi suas cervejas em garrafa que passaram a carregar visualmente o posicionamento da marca. A utilização da embalagem que estava planejada para o final do ano foi adiantada para abril, com isso conseguiram se expandir e iniciar um atendimento a distância que era inédito para a cervejaria.

Outro projeto que foi acelerado pela OFF está relacionado a introdução de um aplicativo próprio. Cerca de um mês depois do início da quarentena foi lançando o aplicativo OFF Express, em um primeiro momento para a cidade de Viçosa-MG. A opção pelo aplicativo se deu principalmente por essa modalidade estabelecer uma comunicação direta entre a OFF e o seu cliente.

“A partir do momento que ocorre o cadastro, obtemos informações importantes para a personalização da oferta e ganhamos acesso aos canais de comunicação do cliente: e-mail, WhatsApp, push notification e sms. Com a comunicação direta conseguimos garantir que as pessoas tenham acesso a cada novidade disponibilizada pela empresa” explica Rodrigo sobre o investimento no canal digital da OFF.

O plano é disponibilizar o OFF EXPRESS para as outras cidades em que a marca está presente a partir de setembro. No app a OFF oferece suas cervejas, juntamente a produtos de outros pequenos empreendedores da região que complementam sua oferta.

A cervejaria, adicionalmente, irá acrescentar um novo canal para seus produtos através de franquias digitais.

“Aproveitando know-how de eventos e restaurantes, vamos criar um sistema de franquias que se torna sustentável economicamente, 2 em 1. Esse sistema de franquias, que contará com franqueados alinhados com os valores da marca, será um bar/restaurante e delivery de Chopp conjugado. Acreditamos que com esse desenho, deixaremos o negócio mais eficiente e competitivo, utilizando uma só estrutura.”

A OFF completou em 2020 um ano de mercado e entre suas conquistas está a operação de uma fábrica própria que será aberta para produção de marcas parceiras. “Queremos levar nossos ideais também para outras marcas. Em breve as cervejarias ciganas poderão desfrutar de uma estrutura de atendimento ainda não existente no mercado nacional. Para isso, estamos transformando nossas dores da época de cigano em soluções para a prestação desse serviço” comenta Rodrigo.

Com o objetivo de avançar no mercado, a cervejaria está alinhando operações de distribuição em São Paulo e no Rio de Janeiro para 2021, além de um e-commerce, onde os clientes poderão comprar de qualquer lugar do Brasil.

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Sobre o autor

Felipe Freitas é engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela EQ/UFRJ
Sommelier e especialista em marketing de cervejas