A cervejaria Rodada, localizada na cidade de Luís Eduardo Magalhães, oeste da Bahia, está expandindo sua distribuição para a capital baiana expandido seu mercado no estado.
A cervejaria, que possui pouco mais de um ano, investe em um portfólio de cervejas acessíveis tanto em relação ao sensorial quanto também em relação a preço para expandir sua demanda pela região.
A Rodada iniciou suas operações em 2021 com distribuição em cidades do oeste baiano, e também nos estados de Goiás, Tocantins e no Distrito Federal, locais que ficam mais próximos de sua fábrica.
Com o avanço do negócio, a cervejaria passou a investir na chegada de seus produtos também em Salvador, buscando desenvolver a marca na capital do estado que fica a uma maior distância da cervejaria.
Leia mais:
Startup Brewing se funde a CBCA
Brasil amplia seu uso de latas vendendo 1,65 bilhão de unidades em 2021
A Rodada tem entre seus sócios com uma mistura de diferentes regiões contando com um catarinense, um baiano e um mineiro. Os amigos comandam com uma fábrica que produz mais de 60 mil litros de cerveja por mês e conta com o trabalho, direto e indireto de cerca de 40 pessoas.
Tiago Lucas, um dos sócios, é também o mestre-cervejeiro que assina as receitas dos três estilos comercializados pela marca. Uma pilsen, uma lager e uma session IPA> Todas contam um baixo teor alcoólico, reforçando a momentos casuais para consumo da bebida.
Para ampliar o reconhecimento da marca entrante no mercado, a Rodada tem investido em parcerias com diferentes eventos musicais e esportivos dentro de sua área de influência, entre o nordeste e o centro-oeste.
A Bahia tem um mercado para microcervejarias em crescimento tanto em número de fábricas quanto em posicionamento de marcas. O grande polo de produtores no estado se localiza em Laura de Freitas na grande Salvador, mas cervejarias em diferentes cidades do interior baiano tem buscado seu lugar ao sol.
Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja
Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.