Cervejaria Santa Catarina: Dona das marcas Saint, Coruja e Barco comprada pelo grupo Ezos

A Cervejaria Santa Catarina, maior cervejaria artesanal do estado, é comprada pelo grupo catarinense Ezos que irá ampliar a sua operação

A Cervejaria Santa Catarina (CSC),teve sua operação e marcas adquiridas na última semana pelo grupo catarinense Ezos, que é holding de negócios em diferentes mercados, sendo o principal deles o de alimentos.

A CSC que é dona das marcas Saint Bier, Barco e Coruja, estava num processo de encerramento das suas atividades e agora não só manterá sua operação como também deverá amplia-la de acordo com a compradora, se aproveitando dos canais de distribuição já existentes nos negócios da Ezos.

A CSC conta com cerca de 40 rótulos de suas marcas Saint Bier, Coruja e Barco havia perdido uma importante fatia de mercado o que estava comprometendo o seu nível de produção tornando o negócio inviável.

A Ezos em comunicado oficial anunciou que a fábrica da CSC já voltou a operação total e que seus produtos ganharão um canal de distribuição já utilizado para seus outros produtos do ramo alimentício, ganhando com isso uma vantagem logística na distribuição.


Leia mais:

Startup Brewing Co se funde a CBCA


O que esperar do mercado de cerveja em 2023


Assim, com a aquisição, as marcas continuarão sendo comercializadas na atual plataforma de distribuição da cervejaria, bem como acrescidas da capilaridade nacional já existente no Grupo EZOS, que já envia os produtos da Fumacense Alimentos – Kiarroz e RisoVita – de Norte a Sul do Brasil.

A fábrica da CSC possui capacidade para produção de cerca de 500 mil litros mensais, o que a coloco como uma das maiores cervejarias artesanais independentes do país e de acordo com o grupo Ezos essa capacidade será ampliada. Os empregos da cervejaria também foram mantidos.

“A fabricação de todas as marcas deverá ser concentrada no parque fabril de Forquilhinha (SC), reforçando a manutenção de empregos e aumentando as oportunidades de desenvolvimento profissional na região. Nas próximas semanas, a cervejaria ainda contará com a contratação de novos colaboradores, o que possibilitará a retomada da produção em 100% de sua capacidade.” anunciou a Ezos num comunicado a imprensa.

Como um ponto marcante de renovação do negócio, a região Sul de Santa Catarina ganhará nova edição da Festa do Monge da cerveja Saint Bier, a ser realizada no segundo semestre de 2023.

Diante deste cenário, a força da união destes negócios em um único grupo econômico promoverá uma grande capilaridade de distribuição do mix da Cervejaria Santa Catarina no Brasil, ampliando ainda mais sua presença no país e, por consequência, promovendo um crescimento exponencial do negócio.

A trajetória da Cervejaria Santa Catarina

Fundada em 2007, a empresa ganhou notoriedade regional nos primeiros anos de atuação focada na produção do chopp Saint Bier. Os primeiros rótulos de cerveja da marca original da CSC foram lançados três anos depois.

Anos mais tarde foram incorporadas as cervejas das linhas Coruja, a Barco e Catarina, buscando compor um portfólio com marcas que apresentavam diferentes posicionamentos conforme o mercado de cerveja artesanal no país se tornou mais dinâmico e diverso.

Sobre o grupo Ezos

Da união de gestão de tradicionais empresas do Sul de Santa Catarina, nasceu em 2020 o Grupo EZOS, com um sistema de gestão inovador, por conta da criação do primeiro Centro de Serviços Compartilhados do Sul catarinense. O CSC EZOS atua com o grande objetivo de promover uma maior eficiência na gestão dos negócios, unindo em um só local, setores estratégicos para a administração de diferentes empresas ao mesmo tempo.

Até então, os grandes negócios geridos pela holding são a Fumacense Alimentos, que há 53 anos é reconhecida nacionalmente por meio das marcas Kiarroz – em suas linhas de arroz tradicional, premium e extra premium -, e RisoVita, uma marca de saudabilidade pioneira na América Latina por conta da produção de bebidas vegetais, farinhas e misturas para pães e bolos à base de arroz; bem como a JS Empreendimentos, que há 24 anos atua como uma incorporadora referência estadual em loteamentos e condomínios horizontais; e o Criciúma Shopping, há 26 anos, um dos mais antigos e tradicionais shoppings centers de Criciúma. Agora, além destes, o grupo econômico assume também a Cervejaria Santa Catarina.

Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja

Publicidade
Publicidade

Sobre o autor

Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.