A cervejaria trapista Westvleteren se surpreendeu com a demanda por sua cerveja logo após o relaxamento da quarentena em sua região da Bélgica, conforme publicação da Reuters.
Na última semana 5 mil novas contas online no site da cervejaria foram criadas, alcançando o total de 35 mil que se tornam habilitadas a comprar a cerveja que é vendida de forma oficial apenas através da página da Westvleteren.
Criada por uma ordenação da igreja católica na região de flandres no século XIX a cervejaria da abadia de Westvleteren ganhou uma aura mítica e virou objeto de desejo após ser considerada a melhor cerveja de todos os tempos pelo site Ratebeer.com.
Soma-se a este enredo o fato da cervejaria produzir apenas uma quantidade limitada de cerveja correspondente ao volume de 6.000 hectolitros por ano o que aumenta a percepção de raridade por parte do público em relação ao produto.
Leia mais:
Cervejarias artesanais brasileiras passam a investir em pacotes de variedade
Sistema de cardápio online gratuito facilita vendas de cervejarias pelo whatsapp
Após a segunda guerra mundial a cervejaria passou a vender apenas no seu portão, porém após a explosão de demanda os monges decidiram colocar em prática um sistema de reserva por telefone, substituindo o mesmo por um sistema de vendas online através do site em 2019.
O site da cervejaria costuma receber 3 mil visitantes em média quando liberam lotes para venda. Mas ao reabrir a página ao público com 6 mil caixas para ofertar, após relaxamento da quarentena, mais de 11 mil pessoas entraram no canal, ocasionando a queda do sistema.
A mística gerada pela marca associada a sua relativa escassez leva a um mercado secundário ilegal de revenda de garrafas da Wesvlerem cujo a limitação de compra e o sistema de controle de vendas online ainda não conseguiram eliminar
Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja
Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.