A cervejaria Zapata (RS) promoveu uma série de avanços ao longo do ano de 2019, alinhados ao seu conceito de marca cujo lema é o de produzir cerveja de qualidade, autoral e sustentável num ambiente rural.
Os progressos alcançados pela Zapata estão ligados a ampliação de capacidade e aumento da complexidade de sua produção, evolução do seu projeto de práticas sustentáveis e investimento na experiência do público em seu espaço junto à natureza.
A cervejaria dobrou sua capacidade de produção no ano passado, passando de 8 mil para 16 mil litros por mês.
Além do ganho em volume na fábrica, a Zapata ampliou a complexidade de seu sistema produtivo ao adquirir um sistema de ciclohopping, que aumenta a eficiência da etapa de dryhopping, e aumentou a capacidade em barricas de carvalho, destinadas a maturação em madeira, para 1.200 litros.
Leia mais:
Koala San Brew investe na implantação de painéis solares em sua cervejaria
Como começa uma cervejaria cigana – Ballena Brewery
A Zapata celebrou também avanços nas práticas sustentáveis da cervejaria, ampliando o trabalho de compostagem, permacultura e agroflorestamento, que oferecem oportunidades de desenvolvimentos de produtos no campo de forma harmoniosa com a preservação dos recursos naturais como água e solo.
Os produtos cultivados na horta da Zapata servem a equipe da cervejaria e por vezes acabam sendo ingredientes utilizados na produção de cervejas no mais puro conceito “do campo ao copo”.
A Zapata oferece experiência de contato com todo este ambiente ao público nos eventos “Porteira Aberta” realizados mensalmente e também no festival anual “Zapata in Concert Beer Festival” que conta com a combinação de arte, bandas autorais, cerveja e clima ao ar livre num verdadeiro ecossistema cervejaria, cultura e natureza.
A Zapata é uma cervejaria que inaugurou operações em janeiro de 2015 na zona rural de Viamão, pertencente a região metropolitana de Porto Alegre, e foi projetada através do conceito de cervejaria rural (farmhouse brewery em inglês) que valorizam a ligação com a natureza e riqueza de insumos com terroir local na produção de cervejas.
Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja
Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.