Cervejarias artesanais brasileiras ampliam a aposta em cervejas de natal

Montagem Catalisi a partir de mídias sociais

Cervejas de natal são produtos que tem ganho espaço no fim de ano em cervejarias artesanais de diferentes regiões no Brasil

O número de cervejarias artesanais brasileiras que estão produzindo cervejas temáticas inspiradas no Natal está crescendo, algo que foi perceptível neste ano com exemplos de produtos em diferentes regiões do país.

Cervejas de Natal são uma oportunidade para cervejarias explorarem a ativação de suas marcas de maneira diferenciada com cervejas mais complexas que permitem maiores margens com venda limitada associada a um momento especial do ano que ainda possui espaço de crescimento no Brasil.

As cervejas de Natal são uma tradicão secular da do hemisfério norte, em especial da Europa com exemplos de cervejarias centenárias e que ganharam atualizações através de centenas de cervejarias artesanais norte-americanas nas últimas décadas.

São cervejas de produção sazonal que costumam investir na diferenciação de ingredientes para explorar sabores pouco comuns em cervejas produzidas em outros períodos do ano.


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Dado o seu apelo diferenciado as cervejas de natal são uma oportunidade tanto de ativação da marca em redes sociais quanto uma oportunidade para explorar maiores margens nas venda, dado a inclusão de ingredientes diferenciados e a expectativa com o produto diferenciado e limitado.

Em um trabalho visando o longo prazo, há a possibilidade do lançamento de cervejas de natal ganhar um interesse recorrente do público, o que pode fortalecer tanto marca quanto vendas.

Para isso é necessário um planejamento tanto a nível de produção quanto de marketing que envolve cervejas de natal.

Apesar de não se tratar exatamente d euma cerveja de natal algo semelhante é realizado com a tradicional Goose Island Bourbon County Stout, tradicional cerveja sazonal da norte-americana Goose Island que ganha um lançamento especial todo fim de ano.

As abordagens de cervejarias artesanais brasileiras para a cerveja de natal

Cervejarias artesanais brasileiras exploraram a oportunidade da produção de cervejas de natal este ano com diferentes abordagens tanto em relação ao líquido quanto a identidade visual de sua embalagem, a depender do posicionamento de marca da cervejaria e do público consumidor de cada uma.

Um ponto comum entre várias dessas cervejarias foi a produção de cervejas que buscassem remeter a sabores do panetone, um produto comum e facilmente associado ao Natal no Brasil.

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Entre aquelas que escolheram produzir Russian Imperial Stouts para a ocasião estão a mineira Captain Brew que adicionou cacau, laranja, café e canela a cerveja, a baiana Proa Cervejaria que emulou sabores de panetone através de baunilha e outros adjuntos e a cearense Donkey Head que adicionou panetone e avelã a sua RIS a envasando em garrafas de 750 ml com rolhas de cortiça.

O estilo dubbel buscando sabores de panetone foi o escolhido pelas cervejaria paulista Tank Brewpub que usou a adição de laranja, limão, mel, baunilha, canela, cravo, noz moscada e também pela mineira Prussia Bier que utilizou açúcar mascavo, rum, uva passa, cidra cristalizada, casca de laranja Bahia, canela, noz-moscada e baunilha como adjuntos.

Já a cervejaria Duas Irmãs decidiu criar uma versão diferenciada de sua Amber Ale caramela, dando mais complexidade a cerveja com aromas e sabores que remetem a ameixa e especiarias, mas mantendo a ideia de uma bebida leve e fácil de beber uma característica que permeia todo o seu portfólio.

As cervejarias citadas utilizaram venda direta ao consumidor para suas cervejas de natal, algumas por esse ser o modelo principal de atendimento do negócio e outras devido a exclusividade do lançamento que contou com poucas unidades.

Cervejas de natal são um exemplo de como cervejas sazonais especiais ainda possuem um bom espaço para desenvolvimento no Brasil, tendo potencial para ligarem a muitas datas do calendário de festas brasileiras, incluindo muitos festejos regionais que possuem grande ressonância com a população local.

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Sobre o autor

Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.