A impressionante saga da produção da Goose Island Bourbon County Stout – Filmes para entender o mercado de cerveja

Publicidade
Documentário explora desde a fabricação dos barris de carvalho até o processo de maturação da famosa Russian Imperial Stout da Goose Island

Vejas os outros filmes desta série indicados pela Catalisi.
Petroleum é Nosso produzido pela cervejaria DUM
O encontro entre as icônicas Brewdog e Sierra Nevada

A Bourbon County Stout (BCS) da cervejaria norte-americana Goose Island foi fabricada originalmente em 1992 como uma das primeiras cervejas comerciais envelhecidas em barril dos EUA. A cerveja base, segundo os próprios relatos da cervejaria, é uma cerveja forte e desequilibrada, permanecendo em barris de uísque por cerca de um ano, período durante o qual sofre maturação adquirindo grande complexidade de aromas e sabores e é blendada para chegar ao produto final.

A primeira BCS foi produzida com o objetivo inicial de ser feita apenas uma única vez para a comemoração da lote número 1.000 de fabricação da Goose Island, que naquele momento era um pequeno brewpub localizado em Chicago.

Continua após a Publicidade

Greg Hall, cervejeiro da Goose Island naquela época, decidiu então que sua cerveja seria uma cerveja maturada em barris de madeira utilizados para produção de bourbon e contatou a destilaria Jim Beam para obtê-los. O grande obstáculo é que naquele momento nada parecido havia ainda sido produzido no mercado de cerveja americano.

A história, com diversos pontos da cadeia de produção da Bourbon County, explorando aspectos como a produção de barris de carvalho, a produção de Bourbon (típico whiskey americano), os desafios da produção da cerveja e a impressionante gestão de seus barris de maturação é contada no documentário Grit & Grain disponível gratuitamente no youtube.


Leia mais:

Cervejaria Seasons se junta a Leuven e Schornstein e se funde a CBCA


Infográfico: Market Share da venda de cervejas no Brasil em 2019


A saga da Bourbon County mostra como a partir de um acontecimento despretensioso pode se aprofundar o valor de uma marca através de planejamento e amplificação de sua história, sendo este com certeza um dos atrativos que fizeram a Goose Island ser adquirida pela multinacional AB InBev em 2011, iniciando um projeto para que esta marca tivesse um papel cada vez mais internacional.

Atualmente a Bourbon County tem um papel estratégico na geração de expectativa do público mais aficionado por cervejas artesanais, gerando diversas campanhas de marketing para destacar o sua chegada sazonal ao mercado.

O documentário Grit and Grain, contando a trajetória da criação e produção da Goose Island Bourbon County Stout, é formado por uma série de 12 vídeos de curta duração e possui legendas em português acessíveis nas opções do player do Youtube.

Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja

Sobre o autor

Felipe Freitas é engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação Tecnológica pela EQ/UFRJ e analista do mercado de cervejas.