O encontro entre Brewdog e Sierra Nevada – Filmes para entender o mercado de cerveja

Publicidade
Um bate papo entre os fundadores da Brewdog e da Sierra Nevada mostra o encontro de duas gerações na nossa série de filmes para entender o mercado de cerveja

Veja outros filmes da série de indicados pela Catalisi
Petroleum é Nosso um retrato da evolução do mercado de cerveja artesanal no Brasil produzido pela cervejaria DUM
– A saga da produção da Goose Island Bourbon County Stout

Ter um dos pioneiros de um segmento compartilhando décadas de experiência e detalhando como foi seu esforço para superar obstáculos é sempre inspirador.

Martin Dickie, um dos fundadores da escocesa Brewdog, resolveu oferecer isto ao público através de um bate-papo com Ken Grossman, o fundador da Sierra Nevada, uma das cervejarias precursoras do movimento da cerveja artesanal nos Estados Unidos.

Continua após a Publicidade

Ken começa contando como construiu com as próprias mãos os primeiros equipamentos da cervejaria, numa época onde existiam poucas cervejarias de onde pudesse buscar inspiração e conselhos.

Como principais dificuldades associadas ao pioneirismo da Sierra Nevada estavam a inexistência de uma cadeia de suprimento, escassez de crédito e de equipamentos específicos para microcervejarias, devido a mesma ser uma nova indústria no país.


Leia mais:

Cervejaria Seasons se junta a Leuven e Schornstein e se funde a CBCA


Infográfico: Market Share da venda de cervejas no Brasil em 2019


Outro desafio citado pelo fundador da Sierra Nevada era a constante necessidade de solucionar os gargalos que ocorriam na cervejaria conforme a mesma necessitava ampliar sua produção para poder se tornar sustentável no mercado.

Entre as razões da longevidade da Sierra Nevada, que está completando 40 anos, Ken Grossman destaca o investimento desde o início em atividades de controle de qualidade através de pesquisadores de universidades locais que posteriormente evoluiu para uma equipe específica para cuidar do assunto.

Nesta jornada mítica, típica dos empreendimentos bem sucedidos nos EUA, está a história da cervejaria artesanal que a partir de equipamentos descritos como “primitivos” pelo seu próprio fundador hoje é uma das maiores entre as 7.500 cervejarias independentes atualmente existentes no país.

O filme possui áudio em inglês mas em computadores é possível acionar o recurso de tradução automática (veja ao lado) do Youtube para gerar legendas em português (o recurso não está disponível para smartphones)

Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja

Sobre o autor

Felipe Freitas é engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela EQ/UFRJ
Sommelier e especialista em marketing de cervejas