As mudanças impostas ao mercado de cerveja recentemente têm alterado de maneira crítica as condições com as quais o mesmo operava fazendo com que adaptações estejam sendo buscadas para tentar manter um nível de sobrevivência de uma série de negócios
Essas modificações têm ampliado e a criado novas operações como o drive-thru, delivery e maior ênfase no marketing digital, sendo uma outra dimensão a ser atacada é o posicionamento de preço num momento em que boa parte do público consumidor tem sua renda sendo reduzida.
Na Austrália cervejarias artesanais já começaram a mirar essa questão desenvolvendo produtos que estão chamados de “cervejas de preço acessível”. Esses produtos tentam guardar algum diferencial sensorial em relação as cervejas mais simples presentes no mercado e preservam a experiência de marca que se espera da cerveja artesanal.
Produtos com essa características já ganharam lançamento de duas cervejarias artesanais australianas a Otherside Brewing Co. e a Ballistic Beer Co. num mercado onde as pessoas estão cada vez mais sensíveis a preço e hábitos de consumo estão passando por transformações.
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A Otherside lançou uma cerveja chamada Plan C: Simple Ale e trabalhou em negociação com fornecedores e com sua agência de publicidade para desenvolver o conceito do produto com o melhor custo e da maneira mais rápida possível.
“Investimos um bom tempo planejando como poderíamos avançar e manter nossas cervejas frescas à disposição da nossa comunidade. Isso demandou que fossemos realmente criativos, mudássemos nossa mentalidade e buscar inovações verdadeiras” declarou Steve Finney, gerente geral da Otherside ao portal australiano Brews News.
Adicionalmente ao lançamento a Otherside criou um sistema de delivery gratuito e está investindo em degustações online de pacotes de variedade para promover seu portfólio.
Já a Ballistic Beer criou a sua “cerveja acessível” investindo em ingredientes locais, reduzindo margens e focando na venda direta para o consumidor de regiões próximas a cervejaria num momento que clientes desejam comprar da cervejaria mas estão muito mais conscientes de seu orçamento doméstico.
“Nós não nos desviamos do compromisso com a qualidade do produto, utilizamos leveduras que fermentam mais rápido reduzindo custos de produção sem comprometer a parte sensorial da cerveja. Adoramos o resultado final e a proposta do produto” declarou Lachy Crother, cervejeiro da Ballistic ao Brews News.
Uma das oportunidades para cervejarias que desejem ampliar vendas dentro da crise atual conforme apontam os exemplos australianos está em tentar inovar com as restrições impostas pelo momento o que inclui marketing e otimização de toda cadeia até o cliente buscando preservar a percepção de valor construído pela cerveja artesanal sem esquecer das dificuldades do consumidor.
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Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.