Operações de Drive Thru ganham espaço em cervejarias no Brasil

Modelo de vendas preservando distanciamento social com clientes dentro de veículos ganha espaço na venda de cervejas pelo país.

Além das operações de delivery que já se espalharam pelo país com a necessidade de isolamento social da população devido o combate ao novo coronavírus, uma nova modalidade comercial tem ganho espaço em cervejarias pelo Brasil, a operação de Drive Thru.

Através do Drive Thru clientes podem chegar até pontos de venda e realizar a compra de cerveja sem a necessidade de sair de seus veículos, apresentando conveniência de aquisição de cerveja por este público de acordo com o momento que deseja.

Uma das primeiras a adotarem o sistema foi a cervejaria Noi localizada em Niterói no Rio de Janeiro, seus clientes agora podem ir até o local e pedir cerveja (em garrafa ou chope) sem sair do carro. A cervejaria destaca que o serviço é feito “de forma rápida, higiênica e segura”.

Os chopes são vendidos em garrafas pet especiais de 1 litro, sem custo adicional, ou ainda diretamente no growler do cliente. O Drive Thru Noi funciona de terça-feira a domingo, das 10h às 17h.


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Bárbara Buzin, diretora da Cervejaria Noi, explica que a ideia surgiu da observação de demandas dos clientes:

“Em março, passamos a fazer delivery de chope em quantidades voltadas para o consumo individual. Porém, alguns clientes ligavam perguntando se não podiam buscar as compras, ao invés de esperar o entregador. Como ainda não estava claro se o ‘Take Away’ está liberado pela prefeitura, nos antecipamos e criamos o Drive Thru Noi. O cliente que tem mais urgência pode vir aqui na fábrica, compra o chope e nem precisa sair do carro. O primeiro fim de semana foi um sucesso!”

Bodebrown também investe no modelo de Drive Thru

A cervejaria paranaense Bodebrown, que tradicionalmente promove vendas de seus produtos nos chamados Growler Days, onde oferece preços mais atraentes para vendas em growlers para seu público.

A Bodebrown agora reformatou seus Growler Days para que sejam realizados através do modelo de drive thru, carinhosamente batizado como “Pega & Vaza”, o evento ocorre nas quintas, sextas e sábado. Os fãs de cerveja artesanal que forem até a fábrica, no Hauer, poderão aproveitam uma seleção com diversidade de rótulos e também kits especiais.

Uma estrutura de atendimento especial é montada para realizar a entrega dos produtos nos carros, com disponibilização de álcool em gel para clientes e observação do distanciamento entre as pessoas, entre outras medidas. O cliente não precisará descer do carro para pegar os produtos.

“Precisamos do suporte dos fãs para continuar sobrevivendo, num momento em que o mercado das cervejas artesanais está sofrendo muito, com bares, restaurantes e outros pontos de venda fechados”, explica Samuel Cavalcanti, CEO da Bodebrown.

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Sobre o autor

Felipe Freitas é engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela EQ/UFRJ
Sommelier e especialista em marketing de cervejas