Cervejas Duvel já têm nos EUA seu principal mercado

Foto: Dreamstime

Publicidade
Cervejas do grupo belga Duvel Moortgat bateram seu recorde de vendas em 2019 e tiveram os Estados Unidos como principal mercado de venda

O fim de 2020 se aproxima, mas informações sobre o desempenho do ano de 2019 continuam chegando mostrando a performance de diversas cervejarias pelo mundo.

Um dos números que chamaram a atenção no mercado cervejeiro internacional foi o desempenho do grupo cervejeiro Duvel Moortgat da Bélgica que atingiu o faturamento de 500 milhões de euros (cerca de 3,2 bilhões de reais no câmbio atual) com suas vendas em várias partes do mundo.

Continua após a Publicidade

O volume produzido pelo grupo também foi recorde atingindo a marca de 2,2 milhões de hectolitros de cerveja que foi comercializado em suas operações por diversas partes do mundo como informa a publicação holandesa Retail Detail.

Os Estados Unidos se tornaram (ou pelo menos foram até o início da pandemia) o principal mercado da Duvel com destino de 0,9 milhão de hectolitros de suas cervejas, contra meio milhão de seu país de origem a Bélgica.


Leia mais:

Catalisi Entrevista Bruno Moreno – Cervejaria Dogma


Latas ganham espaço em brewpubs, tendência que deve durar


Os EUA também são responsáveis por boa parte do crescimento do grupo Duvel graças principalmente a cervejaria californiana Firestone Walker que foi adquirida em 2015, o grupo belga também possui a cervejaria nova-iorquina Ommegang adquirida em 2003.

A cervejaria destacou também crescimento de 45% na China principalmente devido a marca Veddett e 10% na França graças a marca La Chouffe.

Detentora de diversas marcas de cerveja como a belga Liefmans e a holandesa Brouwerij ‘t IJ além das já anteriormente citadas, a Duvel Moortgat é uma empresa familiar que está em sua quarta geração e tem procurado se beneficiar do crescente interesse do público por cervejas artesanais e especiais através de aquisições e gestão de seu portfólio.

Um exemplo disso foi sua entrada no mercado norte-americano, cujo o volume total de cerveja vendido tem caído sistematicamente nos últimos anos, porém em contraponto o consumo de cervejas artesanais e importadas tem crescido em taxas de pelo menos um dígito.

Mais recentemente a Duvel incrementou os esforços de entrada de seus produtos na América do Norte através de uma parceria formada com a gigante Molson Coors para realização de sua distribuição no Canadá.

Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja

Sobre o autor

Felipe Freitas é engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela EQ/UFRJ
Sommelier e especialista em marketing de cervejas