O fim de 2020 se aproxima, mas informações sobre o desempenho do ano de 2019 continuam chegando mostrando a performance de diversas cervejarias pelo mundo.
Um dos números que chamaram a atenção no mercado cervejeiro internacional foi o desempenho do grupo cervejeiro Duvel Moortgat da Bélgica que atingiu o faturamento de 500 milhões de euros (cerca de 3,2 bilhões de reais no câmbio atual) com suas vendas em várias partes do mundo.
O volume produzido pelo grupo também foi recorde atingindo a marca de 2,2 milhões de hectolitros de cerveja que foi comercializado em suas operações por diversas partes do mundo como informa a publicação holandesa Retail Detail.
Os Estados Unidos se tornaram (ou pelo menos foram até o início da pandemia) o principal mercado da Duvel com destino de 0,9 milhão de hectolitros de suas cervejas, contra meio milhão de seu país de origem a Bélgica.
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Os EUA também são responsáveis por boa parte do crescimento do grupo Duvel graças principalmente a cervejaria californiana Firestone Walker que foi adquirida em 2015, o grupo belga também possui a cervejaria nova-iorquina Ommegang adquirida em 2003.
A cervejaria destacou também crescimento de 45% na China principalmente devido a marca Veddett e 10% na França graças a marca La Chouffe.
Detentora de diversas marcas de cerveja como a belga Liefmans e a holandesa Brouwerij ‘t IJ além das já anteriormente citadas, a Duvel Moortgat é uma empresa familiar que está em sua quarta geração e tem procurado se beneficiar do crescente interesse do público por cervejas artesanais e especiais através de aquisições e gestão de seu portfólio.
Um exemplo disso foi sua entrada no mercado norte-americano, cujo o volume total de cerveja vendido tem caído sistematicamente nos últimos anos, porém em contraponto o consumo de cervejas artesanais e importadas tem crescido em taxas de pelo menos um dígito.
Mais recentemente a Duvel incrementou os esforços de entrada de seus produtos na América do Norte através de uma parceria formada com a gigante Molson Coors para realização de sua distribuição no Canadá.
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Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.