Como o estoque de uma cervejaria artesanal pode pode trazer ganhos para o negócio

Todo teclado deveria ter esta tecla

O estoque de uma cervejaria é um ponto de atenção importante para oferecer segurança para entregas mas requer acompanhamento financeiro, entenda o porquê.

Este conteúdo foi promovido por

O estoque de uma cervejaria artesanal é um elo importantíssimo em sua cadeia de operação. Por um lado os estoques atendem o potencial desejo de compra dos clientes e por outro ele guia os planejamentos de produção, compras de insumos e diversos outros detalhes operacionais do negócio.

Porém, as vantagens da segurança de disponibilidade de produto que o estoque confere precisam ser equilibradas para se manter a capacidade financeira da cervejaria, pois estoques também são geradores de custos.

E porque os estoques ocasionam custos? Isso ocorre, pois tanto gerar as vendas para se movimentar o estoque quanto o próprio controle e gestão dos estoques necessitam de uma série de processos que custam dinheiro para a cervejaria.

Manter a comunicação adequada que gerará interesse de clientes para baixar os estoques, registrar e controlar que tipos de produtos, embalagens e insumos que estão armazenados, monitorar prazos de validade, cuidar de toda estrutura física que permite que os materiais estejam disponíveis causam gastos necessários e que precisam ser gerenciados para se buscar a máxima eficiência possível para o negócio.


Leia mais:

Os canais de distribuição do mercado de cerveja estão sendo reconfigurados


Como a tecnologia pode evitar a perda de barris pelas cervejarias


E porque os estoques são preciosos? Os estoques permitem que a cervejaria possibilite um fluxo de oferta contínuo  para os clientes. Seja na gôndola de uma loja ou num copo de um brewpub, gerenciar estoques permite entregar um produto de qualidade para o consumidor no momento que ele demanda e isso gera valor na percepção do público.

Grandes estoques geram maior segurança contra falta de produtos, porém consomem muitos recursos financeiros que poderiam ser investidos em outras áreas e estoques muito pequenos disponibilizam recursos financeiros, mas geram enormes riscos de falta de produto, perdas de vendas e insatisfação de consumidores. Equilibrar esta gangorra é um dos desafios de se gerenciar uma cervejaria.

Gerenciar estoques requer gestão de informações e dados para que se busque as tomadas de decisão mais adequadas e nisto o software de gestão de microcervejarias B1 Beer + SAP Business One se destaca por concentrar todos esses registros em um só lugar para que os envolvidos tenham acesso em tempo real, utilizando a tecnologia SAP Business One, líder mundial em sistemas de ERP, modelado especialmente para pequenos negócios.

Pedidos de venda, chegadas de insumo, finalização de produção de cervejas, todos esses dados são alimentados conforme os processos ocorrem e permitem análises de estoque e conclusões de forma ágil equilibrando os recursos fábrica.

O sistema B1Beer+SAP Business One se sobressai por integrar a gestão de estoques as outros diferentes elos da cadeia de valor da cervejaria como planejamento de produção e gestão comercial, permitindo a avaliação e tomada de decisões de forma mais simples e dinâmica, maximizando ganhos e evitando perdas

A atenção e aprendizado interno a partir da gestão de estoques permitem que uma cervejaria artesanal se destaque com seus clientes por entregar confiança na disponibilidade de produtos ao mesmo tempo que possibilita direcionar os recursos financeiros de uma pequena fábrica para estarem no momento e local certo para o funcionamento da sua cadeia

O software B1Beer+SAP Business One é uma poderosa ferramenta para a gestão de estoques de uma cervejaria, além de integrar este trabalho a outros pontos da cadeia como distribuição e vendas, possibilitando o gerenciamento de forma conjunta e agregando tecnologia digital ao processo. Para conhecer mais sobre ele clique aqui.

Sobre o SAP Business One + B1 Beer

O B1 Beer é o poder da tecnologia SAP dentro das cervejarias, um software de gestão modelado para atender as necessidades de microcervejarias para gestão eficiente da produção, integrando a indústria à distribuição e vendas de forma simplificada e segura.

Sobre a MANYMinds

A MANYminds Soluções e Software é o parceiro oficial da SAP Brasil responsável por distribuir as soluções do segmento cervejeiro. Em 15 anos de parceria, trouxe as melhores práticas de mercado ao segmento, proporcionou a transformação digital desde eCommerce, bares e distribuidoras até a indústria com uma solução única e integrada.

A solução traz a transformação digital nas áreas: Contabilidade e Fiscal, Compras e Suprimentos, Vendas (Varejo/Atacado/Bares/eCommerce), Estoque e Distribuição, Produção/PCP,  Controle de Ativos. São centenas de funcionalidades que colaboram para eficiência operacional e padronização dos processos nos padrões de companhias globais.

Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja

Publicidade
Publicidade

Sobre o autor

Felipe Freitas é engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação Tecnológica pela EQ/UFRJ e analista do mercado de cervejas.