A AB InBev, holding global da brasileira Ambev, se tornou a primeira cervejaria da história a patrocinar a nível mundial os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, com uma marca de cerveja não alcoólica ficando como patrocinadora.
O patrocínio se inicia nos Jogos de Paris 2024 e se encerram apenas nos Jogos de Los Angeles em 2028, e englobará também os Jogos Olímpicos de Inverno que ocorreram durante este período.
O rótulo Corona Cero foi o escolhido pela AB InBev para ser promovido globalmente de forma a mostrar o “compromisso da empresa e do Comitê Olímpico Internacional com o consumo responsável aos bilhões de fãs olímpicos ao redor do mundo com mensagens de conexão, moderação e celebração”.
Os valores financeiros do patrocínio não foram revelados e foram fechados no início de 2024. O contrato cobrirá os Jogos Olímpicos de Verão em Paris, os Jogos de Inverno de Milão em 2026 e os Jogos de Verão de 2028 em Los Angeles, que serão as primeiras Olimpíadas de Verão a serem realizadas nos EUA em cerca de três décadas.
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Antes deste patrocínio, as Olimpíadas nunca tiveram um patrocínio global de cerveja, mas comitês organizadores locais já tiveram patrocínios de marcas de cerveja no passado. Por exemplo, a Asahi Breweries foi a cerveja oficial dos Jogos Olímpicos de Verão de 2020 em Tóquio, que aconteceram em 2021 por conta da pandemia de Covid-19.
“Cerveja e esportes são melhores juntos, por isso estamos orgulhosos de sermos o primeiro patrocinador de cerveja das Olimpíadas no nível de Parceiro Olímpico Mundial”, disse o CEO da AB InBev, o brasileiro Michel Doukeris, em um comunicado.
As vendas globais de cerveja sem álcool têm nos últimos anos, à medida que os bebedores adotam a moderação com o consumo álcool. O crescimento de vendas deste segmento tem ficado acima dos 30% em alguns mercados, fazendo que grandes cervejarias entrem numa grande corrida para alcançar fatias relevantes deste nicho.
Comparado ao mercado regular de cervejas o mercado de cervejas não alcoólicas é extremamente pequeno. Mas enquanto o mercado de cerveja tem apresentado retração em volume em grande parte do mundo, o mercado de cerveja sem álcool está em ascenção.
O investimento da AB InBev na utilização de Corona Cero como patrocinadora dos Jogos Olímpicos, contribui na direção da marca ganhar destaque e reputação com o público que aprecia uma grande variedade de esportes.
O patrocínio também aproveita o valor da marca Corona que reassumiu o posto de marca de cerveja mais valiosa do mundo este ano, um ponto importante a ser desenvolvida na competição do segmento de cervejas premium.
A aposta nas Olimpíadas se torna um elemento importante também ao se avaliar a competição global pelo mercado de cervejas não alcoólicas, onde Heineken através do seu rótulo Heineken 0.0 têm assumido uma posição de destaque.
A Corona Cero foi lançada no meio de 2022, inicialmente em alguns mercados na Europa. Ao final deste mesmo ano o rótulo chegou ao Brasil.
A AB Inbev já anunciou que a marca que será a patrocinadora oficial dos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028 será a Michelob Ultra.
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Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.