Corona Cero se torna primeira cerveja da história a patrocinar os Jogos Olímpicos

A AB InBev se tornou a primeira cervejaria a assumir o posto de patrocinadora master dos Jogos Olímpicos com a sua marca não-alcoólica Corona Cero

A AB InBev, holding global da brasileira Ambev, se tornou a primeira cervejaria da história a patrocinar a nível mundial os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, com uma marca de cerveja não alcoólica ficando como patrocinadora.

O patrocínio se inicia nos Jogos de Paris 2024 e se encerram apenas nos Jogos de Los Angeles em 2028, e englobará também os Jogos Olímpicos de Inverno que ocorreram durante este período.

O rótulo Corona Cero foi o escolhido pela AB InBev para ser promovido globalmente  de forma a mostrar o “compromisso da empresa e do Comitê Olímpico Internacional com o consumo responsável aos bilhões de fãs olímpicos ao redor do mundo com mensagens de conexão, moderação e celebração”.

Os valores financeiros do patrocínio não foram revelados e foram fechados no início de 2024. O contrato cobrirá os Jogos Olímpicos de Verão em Paris, os Jogos de Inverno de Milão em 2026 e os Jogos de Verão de 2028 em Los Angeles, que serão as primeiras Olimpíadas de Verão a serem realizadas nos EUA em cerca de três décadas.


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Antes deste patrocínio, as Olimpíadas nunca tiveram um patrocínio global de cerveja, mas comitês organizadores locais já tiveram patrocínios de marcas de cerveja no passado. Por exemplo, a Asahi Breweries foi a cerveja oficial dos Jogos Olímpicos de Verão de 2020 em Tóquio, que aconteceram em 2021 por conta da pandemia de Covid-19.

“Cerveja e esportes são melhores juntos, por isso estamos orgulhosos de sermos o primeiro patrocinador de cerveja das Olimpíadas no nível de Parceiro Olímpico Mundial”, disse o CEO da AB InBev, o brasileiro Michel Doukeris, em um comunicado.

AB InBev pega carona na tendência de não alcoólicos com Corona Cero nas Olimpíadas

As vendas globais de cerveja sem álcool têm nos últimos anos, à medida que os bebedores adotam a moderação com o consumo álcool. O crescimento de vendas deste segmento tem ficado acima dos 30% em alguns mercados, fazendo que grandes cervejarias entrem numa grande corrida para alcançar fatias relevantes deste nicho.

Comparado ao mercado regular de cervejas o mercado de cervejas não alcoólicas é extremamente pequeno. Mas enquanto o mercado de cerveja tem apresentado retração em volume em grande parte do mundo, o mercado de cerveja sem álcool está em ascenção.

O investimento da AB InBev na utilização de Corona Cero como patrocinadora dos Jogos Olímpicos, contribui na direção da marca ganhar destaque e reputação com o público que aprecia uma grande variedade de esportes.

O patrocínio também aproveita o valor da marca Corona que reassumiu o posto de marca de cerveja mais valiosa do mundo este ano, um ponto importante a ser desenvolvida na competição do segmento de cervejas premium.

A aposta nas Olimpíadas se torna um elemento importante também ao se avaliar a competição global pelo mercado de cervejas não alcoólicas, onde Heineken através do seu rótulo Heineken 0.0 têm assumido uma posição de destaque.

A Corona Cero foi lançada no meio de 2022, inicialmente em alguns mercados na Europa. Ao final deste mesmo ano o rótulo chegou ao Brasil.

A AB Inbev já anunciou que a marca que será a patrocinadora oficial dos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028 será a Michelob Ultra.

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Sobre o autor

Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.