A cervejaria artesanal gaúcha Dado Bier comunicou que irá realizar uma reformulação profunda em seu modelo de negócios encerrando sua produção própria de cervejas que passará a ser 100% terceirizada.
Uma das pioneiras do mercado de cerveja artesanal brasileiro, a Dado Bier através dessa mudança acaba por desistir de um grande projeto de expansão que contaria com construção de nova fábrica mirando em crescimento no grande varejo.
Com a grande mudança do seu modelo de negócios, a Dado Bier que conta com produção ao redor de 30 milhões de litros por ano vai encerrar seu braço de produção propria e vai passar a ter toda a sua produção tercerizada.
Parte da produção da Dado Bier já era terceirizada em Toledo (PR), Santa Maria (RS) e Leme (SP), principalmente para auxiliar em momentos de pico de demanda e otimizar a logística de distribuição da empresa, a produção própria da Dado Bier era localizada no interior do Rio Grande do Sul.
Leia mais:
Avaliar e reavaliar embalagem é fundamental no mercado de cerveja
Qual a importância da colaboração entre marketing e vendas no mercado de cerveja?
A Dado Bier desde de 2020 tinha um grande plano de expansão com a contrução de uma nova cervejaria na cidade de Três Cachoeira (RS), um investimento de mais de R$ 100 milhões, que tinha o objetivo de dobrar a produção da cervejaria e reforçar suas vendas no segmento do grande varejo atacando a região sul e sudeste, o que fazia parte da grande estratégia da empresa.
Desde a pandemia a cervejaria havia atrasado o cronograma de construção da nova fábrica e agora com a mudança de seu modelo anunciou definitivamente a desistência, comunicando que irá vender o terreno adquirido.
A Dado Bier é uma das pioneiras do mercado de cerveja artesanal do Brasil tendo sido inaugurada em 1995, um momento onde o mercado de cerveja artesanal no Brasil era praticamente inexistente, e bebeu de muitas inspirações presentes no mercado norte-americano da época que estava em ebulição.
Diferente de cervejarias que iniciaram trajetória naquele período como Eisenbahn, Baden Baden ou Colorado, a Dado Bier se manteve independente, não sendo adquirida por nenhum dos gigantes grupos cervejeiros presentes no Brasil. Caso fosse uma cervejaria norte-americana a Dado Bier se enquadraria como uma cervejaria artesanal de acordo com a classificação da Brewers Association.
No início de sua trajetória a Dado Bier utilizava um modelo de negócios muito diferente para o período tendo uma espécie de rede de brewpubs em diferente locais do país como São Paulo e Rio de Janeiro, além do Rio Grande do Sul, que também funcionavam como casas noturnas gerando demanda para as suas cervejas
A Dado Bier também está fechando o Food Hall no Shopping Boubon Country em Porto Alegre onde investiu R$ 10 milhões para abrigar uma nanocervejaria em 2020 onde fornecia cerveja fresca junto a um projeto gastrônomico com restaurantes. Para além do Food Hall, a Dado Bier contava com uma operação no shopping de mais de 20 anos.
A Dado Bier concentra vendas no varejo contando com 17 rótulos onde os carros chefe são as cervejas Lager, IPA e Weiss também disponíveis em lata, além de garrafa.
A cervejaria gaúcha negociou direitos de produção com a empresa do Uruguai (país onde a marca possui também vendas) Las Acacias, esta companhia foi adquirida pela empresa brasileira M. Dias Branco a cerca de dois anos.
No Brasil a Dado Bier realizou uma espécie de leilão entre cervejarias do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina para decidir quais absorveriam o volume de produção da marca e deve definir no curtíssimo prazo quais serão as escolhidas.
A mudança do projeto da Dado Bier de modelo empansionista para um claramente de aproveitamento de oportunidades mais restritas coincide com um período de mudança para diferentes marcas estabelecidades de cerveja artesanal no Brasil, demonstrando claramente um reconfiguração do mercado.
O fundador da Dado Bier, Eduardo Bier, comunicou também a imprensa gaúcha que está concentrando esforços em novos negócios no mercado automobilístico, o que provavelmente afetou a decisão de mudanças na cervejaria.
A indústria Dado Bier é uma marca de cervejaria artesanal brasileira que conseguiu vencer a barreira de mercado das grandes companhias, com 29 anos de atuação e está presente nos estados do Rio Grande Sul, Santa Catarina, Paraná e Espírito Santo.
Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.