Dama Self Way: Dama Bier investe em nova IPA sem álcool

Imagem: Site da Dama Bier

Dama Bier investe em linha de cerveja sem álcool com o lançamento da Dama Self Way IPA apostando no crescimento deste segmento

A cervejaria Dama Bier de Piracicaba está fazendo seu primeiro lançamento para o segmento de cerveja sem álcool com a chegada da Dama Self Way IPA.

A cervejaria paulista decidiu buscar um espaço dentro de um mercado em crescimento acelerado no Brasil e enxerga que essa tendência deve aumentar no médio prazo criando, oportunidades que podem ser exploradas.

A Dama Bier neste ano identificou uma crescente demanda por opções de consumo mais alinhadas a um estilo de vida consciente e equilibrado. Com isso, nasceu a intenção de desenvolver uma linha de cervejas que não apenas preenchesse essa lacuna no mercado, mas também elevasse os padrões de qualidade e sabor no segmento de cervejas sem álcool.

“A linha Self Way foi criada para atender consumidores exigentes que valorizam saúde e bem-estar sem abrir mão da experiência de beber uma boa cerveja. Seja no dia-a-dia ou nos finais de semana, em momentos de descontração, ou no pós treino, a linha Self Way é uma opção artesanal, saborosa e de qualidade, provando que é possível desfrutar de uma excelente cerveja sem álcool, além dos benefícios para a saúde, que uma cerveja sem álcool e menos calórica, possuem.” declarou o Raquel Mendes do marketing da Dama Bier.


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Self Way IPA estará disponível inicialmente na loja de fábrica e na loja online da Dama Bier, além de ser distribuída por seus principais parceiros e distribuidores, incluindo bares, taphouses, restaurantes, serviços de delivery e empórios.

Olhando para o futuro, a cervejaria tem a ambição de explorar novos mercados, onde essa proposta pode se conectar diretamente com consumidores que buscam um estilo de vida saudável sem abrir mão de uma bebida de qualidade.

A linha Self Way é produzida através de um processo de fermentação controlada com leveduras especiais para a produção de cerveja sem álcool, o produto é envasado e vendido em garrafas longneck 355ml, assim como outras marcas vem fazendo dentro do varejo, formato que já é conhecido pelo consumidor.

Dama Bier enxerga perspectiva de crescimento para cerveja sem álcool

O consumo de cerveja sem álcool mais que dobrou no Brasil entre 2021 e 2023, crescendo cerca de 127% de acordo com dados do Sindcerv.

Desde 2020 com a chegada de Heineken 0.0 ao Brasil o país entrou mais fortemente dentro da tendência de um novo mercado de cerveja sem álcool, que já crescia de forma destacada na Europa e nos Estados Unidos. Tema que foi bastante explorado em publicação da Catalisi na época.

O aumento de demanda por cervejas sem álcool se dá por uma combinação de maior consciência do consumidor por períodos em que não possa ou não deva ingerir bebidas alcoólicas com avanços na tecnologia de produção que permitem a fabricação de produtos mais atraentes na perspectiva sensorial dentro deste segmento.

Com uma gigante do segmento premium como a Heineken investindo nesta categoria e encontrando um mercado consumidor em expansão, a criação de uma disputa com a entrada de concorrentes se iniciou tornando mais comum a disponibilidade de cerveja sem álcool em muitos pontos de venda pelo país.

Correndo por fora nesta competição, diversas microcervejarias têm realizado suas apostas em faturar nesta categoria, necessitando de adpatações tanto na estratégia quanto na operação para que possam ser bem sucedidas.

“A perspectiva é de crescimento exponencial de consumo de cervejas sem álcool. Há uma preocupação evidente com o bem estar, com a saúde física e mental, isso se tornou uma realidade para o brasileiro, principalmente pós pandemia. Hábitos de uma melhor alimentação, alimentos mais nutritivos, consumo consciente do álcool e práticas esportivas vem crescendo muito em nosso país. Com isso, a formação de nichos e subnichos é inevitável. Há também o consumidor que bebe uma cerveja sem álcool tradicional e que os sabores não atendem a sua expectativa.” comentou Raquel Mendes sobre as perspectivas da Dama Bier sobre o segmento.

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Sobre o autor

Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.