Como muitas indústrias, a indústria cervejeira requer a utilização de energia elétrica que é oriunda de uma diversidade de recursos naturais. Recentemente uma série de cervejarias têm investido no uso de energia solar adotando uma abordagem ambientalmente mais consciente para este fim.
A Doktor Brau é mais uma destas cervejaria e acaba de instalar em sua fábrica, na divisa entre Congonhal e Pouso Alegre (MG), 130 painéis solares para gerar toda a energia elétrica de que precisa a partir de uma fonte limpa e inesgotável: o sol. A estrutura de 3.000m² contemplada com o novo sistema conta com área produtiva de 350m², além de área administrativa, o bar Hospício Pub.
Nuberto Hopfgartner, um dos fundadores da Doktor Bräu, conta que o projeto da Alba Energia Solar vai se pagar em pouco mais de um ano com a economia de R$12 mil mensais referentes à conta de luz.
“Agora podemos dizer que a missão da Doktor Brau está mais completa: elaboramos cervejas inovadoras com qualidade inquestionável, lançamos rótulos saborosos com frequência e proporcionamos, a cada gole da nossa bebida, uma experiência única e inesquecível ao fã de cervejas artesanais…e tomamos ações que contribuem com a preservação do meio ambiente” destaca Norberto.
Leia mais:
Koala San Brew investe em painéis solares em sua fábrica
Way Beer investe em práticas sustentáveis e reduz 6 toneladas de lixo em seus eventos
A Doktor Bräu foi fundada em 2015 com os sócios Nuberto Hopfgartner e Fernando Evans. Cerca de dois anos e meio após sua criação, a cervejaria inaugurou a sua fábrica com um investimento de R$ 4,5 milhões de reais que acaba de receber o sistema de painéis solares.
A cervejaria possui capacidade de 50 mil litros por mês e opera atualmente com uma produção mensal de 30 mil litros e adquiriu recentemente uma linha de envasadora de latas para ampliar seu variedade de embalagens.
Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja
Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.