Doktor Brau ultrapassa R$ 1,5 milhão de faturamento com investimento em cervejas low carb

Doktor Brau dobra faturamento ultrapassando R$ 1,5 milhão com forte colaboração de cervejas low carb e sem álcool

A microcervejaria mineira Doktor Brau está obtendo sucesso no ano de lançamento de sua linha de cervejas de baixo teor de carboidratos e sem álcool, através da utilização de uma estratégia própria para esses produtos.

Produtos com essa características, geralmente chamadas de cervejas no-lo devido a ausência ou baixo teor alcoólico) tem apresentado crescimento formando um novo nicho dentro do mercado de cerveja no exterior, principalmente Europa e Estados Unidos.

Esse movimento que tem sido acompanhado pelo Brasil mais recentemente, e foi publicado pela Catalisi ainda em 2019 avaliando o surgimento das primeiras cervejas sem álcool fábricas por cervejarias artesanais no país.

Posteriormente, Heineken através da Heineken 0.0 e Ambev com Michelob Ultra trouxeram para o país seus produtos que já haviam experimentado sucesso no mercado internacional para início de uma jornada no país, ajudando a atrair o interesse para esse segmento.


Leia mais:

EUA batem recorde de produção de lúpulo mais uma vez em 2021


O novo mercado da cerveja sem álcool começou a chegar no Brasil


A nova linha da Doktor Brau é composta por 3 rótulos, decidiu buscar redução de carboidratos e de teor alcoólico mirando em consumidores que estão de olho em beber cervejas que entreguem sabor sem o peso na consciência do impacto na balança ou na disposição para enfrentar o dia seguinte.

No primeiro ano de mercado essa linha colaborarou para que a Doktor Brau saltasse de um faturamento anual de R$ 915 mil no ano passado para uma expectativa de R$ 1,9 milhão em 2022.

A cervejaria credita 40% desse crescimento a novos produtos e 60% ao aumento de consumo devido a reabertura de locais e ocorrência de eventos que foram impactados em momentos mais agudos da pandemia, de acordo com publicação de Pequenas Empresas e Grandes Negócios.

A Doktor Brau iniciou suas operações em 2014 com produção terceirizada e passou a ter fábrica própria no ano seguinte na cidade de Congonhal em Minas Gerais em um terreno de 16 mil metros quadrados, onde 3 mil são ocupados pela sua fábrica.

Estratégia de distribuição impulsionou cervejas no-lo da Doktor Brau

Após a criação dos produtos que requisitaram investimento em equipamentos e projeto de embalagem diferenciados. Um fator destacado pela Doktor Brau para atingir um público alvo adequado, investindo em parcerias com academias e grupos esportivos através do comodato de geladeiras juntos aos produtos.

O produtos desempenhou um papel em happy hours e eventos nesses ambientes sem a presença de álcool na bebida. Encontrando um cenário com tendência de crescimento e sem a presença de concorrentes.

Com isso a Doktor Brau já conta com 40 academias dentro do sistema e em processo de início de operações. Após um início forte na cidade de São Paulo a cervejaria está planejando ampliar para outras cidades paulistas.

A estratégia de associação desses produtos com ambiente de atividade física também já tiveram sucesso com a Michelob Ultra da Ambev e no exterior cervejarias artesanais como Dogfish Head criaram inclusive clubes de corrida e lançaram tênis associados a cervejas no-lo.

Também nos EUA a Athletic Brewing é uma das cervejarias artesanais de crescimento mais rápido do país numa estratégia baseada em associação a eventos esportivos e forte aporte de investimentos.

Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja

Publicidade
Publicidade

Sobre o autor

Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.