A Cervejaria Edelbrau inicia, nesta quinzena, as obras do mais esperado e arrojado projeto de sua história. Com inauguração prevista para Outubro de 2020, o Experiência Edelbrau, complexo de visitação totalmente interativo, apresentará a essência da marca e do universo da cerveja artesanal. Apostando no potencial turístico da Serra Gaúcha e em especial da sua cidade sede, Nova Petrópolis, a Cervejaria pretende transformar o espaço em referência nacional e ponto de visitação obrigatório para os amantes de cerveja.
“Serão 300m² totalmente interativos e cheios de histórias, mostrando que criar cervejas é uma atividade que envolve muito mais do que apenas conhecimento técnico. O visitante poderá circular por espaços temáticos, mergulhando em uma jornada que passa pela magia alquimista da fábrica, navega pelas raízes da cultura local por meio do resgate de elementos ligados ao processo de fabricação da cerveja, e culmina com experiências sensoriais que remetem a marcas registradas da Edelbrau: sustentabilidade, diversão e colaboração. E é claro que, para fechar com chave de ouro, não poderia faltar o momento de degustação de uma ampla variedade de cervejas artesanais”, conta Fernando Maldaner, sócio da Cervejaria.
Para além da satisfação de ver saindo do papel um projeto que tão bem transmitirá a essência da marca Edelbrau, os sócios veem na iniciativa uma forma de contribuir para a atração de visitantes para a região, que passa por um momento desafiador devido aos impactos da pandemia.
“Demos os primeiros passos em relação a esse projeto ainda em 2019, quando cogitamos em reformular o espaço de visitação atual, mas logo percebemos o potencial de ampliá-lo e transformá-lo em um verdadeiro atrativo turístico. Temos uma ligação muito forte com a comunidade de Nova Petrópolis e é aqui que estão as raízes da Edelbrau. A perspectiva de que, de alguma forma, poderemos contribuir para movimentar a economia local nos deixa muito animados”, avalia Samuel Zang, que também é sócio da marca.
Leia mais:
Brewpub mostra a importância de flexibilidade para chegar até o público
Latas ganham espaço em brewpubs, tendência que deve durar
Algumas das atrações que a Edelbrau projeta para o novo espaço não serão reveladas com antecedência, para que cada etapa da experiência traga uma nova descoberta para o visitante.
“O que podemos adiantar é que o espaço traduz a alma da Cervejaria, representa tudo em que acreditamos. Não é um museu, não é um cinema, não é um pub; é um conceito diferente, um lugar sem igual, que vai agradar desde a pessoa que entra só pra olhar até aquela mais curiosa e engajada, que gosta de interagir com tudo, mexer nas coisas e mergulhar em novas experiências. Estamos reservando algumas surpresas para o momento da visita, mas posso adiantar que quem não conhece a história do cuco da Edelbrau terá a chance de conhecer” conta Fernando.
A iniciativa receberá financiamento de R$ 500 mil, em linha de crédito especial para iniciativas de Turismo concedida pela Sicredi Pioneira, também de Nova Petrópolis. O projeto e execução estão a cargo da Gampi Casa Criativa e That Design Company, tendo a inauguração prevista para Outubro de 2020.
Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja
Sobre o autor
Felipe Freitas é analista do mercado de cerveja, engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela UFRJ. Fundador e editor do portal Catalisi.