Empresa levará Festival Brasileiro da Cerveja para Balneário Camboriú em 2025

Imagem: Divulgação

Festival Brasileiro da Cerveja passa por mais um capítulo de mudanças e empresa organizadora anuncia que levará o evento para cidade do litoral catarinense.

As mudanças ao redor do Festival Brasileiro da Cerveja continuam a evoluir, dando sequência a uma série de acontecimentos ligadas ao evento que foram iniciadas há alguns meses atrás.

O anúncio mais recente é que a Ablutec, empresa criadora do evento há 15 anos atrás, irá realizar a edição de 2025 do festival, bem como o concurso e a feira assoaciados, em Balneário Camboriú (SC), saindo de Blumenau cidade que sediou todas assuas edições até hoje.

O evento que compreende o festival, a feira e o concurso brasileiro de cerveja está passando por um cenário de disputa sobre sua marca, onde a prefeitura de Blumenau e a empresa organizadora do evento divergem sobre a possibilidade de uso da mesma.

Enquanto a prefeitura de Blumenau reivindica a exclusividade do uso da marca e planeja uma concessão para sua utilização nos moldes do que faz com a Oktoberfest Blumenau, a Ablutec argumenta que a marca do festival é de domínio público e que não poderia sofrer com nenhuma intervenção em relação a sua utilização.


Leia mais:

O ranking das IPAs mais vendidas no maior e-commerce dos EUA


Ambev continua crescendo e já projeta core plus chegando a 25% de sua receita


O Festival Brasileiro da Cerveja se tornou um evento tradicional ao longo da última década estando muito associado ao crescimento do mercado de cerveja artesanal no Brasil, porém nos últimos anos tem sido questionado por parte do mercado das microcervejarias e acabou por culminar com a recente disputa legal sobre a sua marca.

É provável que o próximo passo do desenrolar desta história possa ser uma disputa comercial entre o evento organizado pela Ablutec, que possui canais estabelecidos com diversas empresas para a realização do festival ao longo dos anos, e a empresa que ganhar a concessão planejada pela prefeitura de Blumenau, sendo ambos chamados de Festival Brasileiro da Cerveja.

Ablutec planeja Festival Brasileiro da Cerveja itinerante pelo Brasil

Em comunicado enviado a impresa, a Ablutec anunciou que o 16º Festival Brasileiro da Cerveja, a 7ª Feira Brasileira da Cerveja e o 4º Congresso Internacional da Cerveja (CONIB) serão realizados em Balneário Camboriú em Santa Catarina, entre 12 e 15 de março de 2025.

A cidade foi eleita para receber os eventos por reunir muitas vantagens, entre elas a atratividade turística, a agilidade logística e a qualidade da infraestrutura. Também pesou a importância do município – é a capital catarinense do turismo e um dos principais destinos do Brasil, conhecido em todo o mundo e que recebe cerca de 4 milhões de visitantes anualmente.

A empresa cita também que possui interesse na realização de um evento itinerante, dando margem a entendimento que o evento poderia seguir para outras localidades ao longo do tempo.

 “Pesquisas revelaram o desejo por um evento itinerante. E Balneário Camboriú tem ótimos atributos também por sua localização, que impacta positivamente nos custos para o público e expositores. A cidade é um eixo estratégico, unindo as três capitais do sul do país, região que reúne um terço das cervejarias artesanais do Brasil, próximo a três aeroportos, sendo o de Navegantes a apenas 20 km”, explica Develon da Rocha, presidente da Ablutec, organizadora dos eventos. Ele reforça também “os atrativos locais para todos os públicos, as belezas naturais, a diversidade gastronômica e a rede hoteleira, com mais de 20 mil leitos”.

Todos os três eventos ocorrerão no Expocentro, um novo centro de eventos com grande estrutura, com 33 mil metros quadrados de área, dois pavilhões principais conectados – para o Festival e a Feira – sistema de ar-condicionado automatizado e estacionamento com mais de 800 vagas.

Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja

Publicidade
Publicidade

Sobre o autor

Felipe Freitas é engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação Tecnológica pela EQ/UFRJ e analista do mercado de cervejas.