Espanhola Mahou San Miguel adquire posição majoritária na Founders Brewing

A espanhola Mahou San Miguel que já possui 30% da americana Founders adquire mais 60% da cervejaria artesanal americana

A cervejaria espanhola Mahou San Miguel adquiriu uma participação majoritária da Founders Brewing.

No final de 2014, foi anunciado que Mahou havia adquirido 30% de participação na cervejaria americana. Agora, a Mahou San Miguel está aumentando essa participação para 90% de acordo com uma publicação do site MiBiz.com.

Os 10% restantes serão da cervejarias serão detidos pelos co-fundadores da Founders, Mike Stevens e Dave Engbers. Eles mencionam que a compra da cervejaria espanhola servirá para comprar ações de diversos investidores iniciais que apostaram na cervejaria em seu início.

No começo deste ano, a Mahou em parceria com Founders comprou uma participação de 70% na Avery Brewing, do Colorado.

Leia também:Dogfish Head e Boston Beer se fundem num negócio de R$ 300 milhões

A Founders divulgou um comunicado oficial sobre a compra majoritária, logo após a notícia:

Mahou San Miguel assumirá a participação majoritária na Founders no início de 2020.

Todos os acionistas da cervejaria serão comprados, exceto Engbers e Stevens
Os fundadores declaram que nenhum processo de cervejaria será alterado com esta compra de ações.

Não há planos para Mahou San Miguel comprar 100% da empresa
Nenhuma marca Mahou é ou será fabricada em Michigan.

Não há mistura ou relacionamento com a Avery, exceto a propriedade compartilhada.

Leia também:AB Inbev adquire sua primera marca de destilados artesanais nos EUA

O mercado da cerveja artesanal norte-americana tem ganhado novas configurações recentemente, se adaptando à taxas de crescimento mais baixas, o que tem levado cervejarias de maior porte a procurarem fusões, como a ocorrida entre Dogfish Head e Boston Beer ou intensificação da relação com companhias maiores, como evidencia o caso da Founders, de modo a obter recursos que permitam a sobrevivência de grande estruturas de negócio para este segmento nesse novo ambiente.

Receba semanalmente o melhor conteúdo sobre o mercado de cerveja

Sobre o autor

Felipe Freitas é engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação pela EQ/UFRJ
Analista de comercialização e logística, sommelier e especialista em marketing de cerveja.